“Cultura, Mudança Organizacional e Relações de Poder”
por
Carla Maria Carneiro da Silva

Faculdade de Economia da Universidade do Porto

1. Introdução

O objectivo deste trabalho é umareflexão acerca dos conceitos cultura, mudança organizacional e relações de poder numa Instituição de Ensino Superior.

Sobre esta temática foram assimilados conceitos como a cultura e mudançaorganizacional, relações de poder, equipas, indivíduos.

Antes de ilustrarmos os conceitos apreendidos nestes temas, gostaríamos de referir que este trabalho tem uma sequência similar à forma como estes foramabordados.

Ao analisarmos a cultura organizacional de uma Instituição conseguimos compreender a sua estrutura organizativa. Segundo Infestas Gil (1991) a cultura organizacional permite relacionar eaplicar variadas noções que até há pouco tempo eram consideradas factores passivos: os valores, a qualidade de vida no local de trabalho, a identidade.

A cultura de uma organização é um conjunto decaracterísticas que a torna única perante qualquer outra, isto é, são os valores expressos através de rituais, dos mitos, dos hábitos e das crenças comuns aos membros da organização, que produzemcondutas de comportamento específicos dessa organização e que são genericamente aceites pelos membros dela. A cultura de uma organização é socialmente construída, desenvolve-se ao longo do tempo e éextremamente difícil de mudar.

Neste trabalho explanaremos resumidamente as abordagens sobre cultura organizacional de Linda Smircich, Edgar Schein e Joanne Martin.

Linda Smircich (1983) faz umadistinção entre a cultura como algo que a organização tem e cultura como algo que a organização é, isto quer dizer, que podemos ver cultura como uma variável ou como uma metáfora. Cultura como variávelquer dizer, que as organizações produzem traços culturais mais ou menos distintos, tais como valores, normas, cerimónias e expressões verbais que afectam o comportamento dos seus membros. Nesta... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Cultura, mudança organizacional e relações de poder. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Mudan%C3%A7a-Organizacional-e-Rela%C3%A7%C3%B5es-De/31332.html

MLA

"Cultura, mudança organizacional e relações de poder" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Mudan%C3%A7a-Organizacional-e-Rela%C3%A7%C3%B5es-De/31332.html>.

MLA 7

"Cultura, mudança organizacional e relações de poder." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Mudan%C3%A7a-Organizacional-e-Rela%C3%A7%C3%B5es-De/31332.html>.

CHICAGO

"Cultura, mudança organizacional e relações de poder." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Mudan%C3%A7a-Organizacional-e-Rela%C3%A7%C3%B5es-De/31332.html.