Cultura medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA MEDIEVAL
Quando estudamos a cultura medieval, mostramos de maneira mais ampla seus hábitos, costumes, modo de ser e pensar, cotidiano e imaginário. Mostramos quanto à igreja influenciava as pessoas em todos os sentidos da vida. E mesmo com restrições imposta pela mesma, a idade média gerou alguns avanços para as gerações futuras.
• Cultura e Pensamento Medieval
 Quando se fala em idademédia, logo vem a mente perseguição religiosa, pessoas torturadas, cavaleiros, reis poderosos e a igreja no controle da vida das pessoas. Mas além de coisas desagradáveis, houve outros fatos que foram de importância para a história e que ocorreram na idade média. Por exemplo: o avanço do cristianismo como força unificadora da Europa; o desenvolvimento das línguas e literatura européia; a criaçãode universidades, igrejas, arte gótica e entre muitos outros.
 Durante o reinado dos merovíngios, não havia tantos locais para instrução escolar, a não ser as escolas episcopais, mantidas pelos bispos com o objetivo de garantir a continuação de novos clérigos, e os mosteiros , locais onde os monges se dedicavam , entre outras coisas , a copiar manuscritos antigos. Com isso a igreja  conseguiudeter boa parte do conhecimento durante a idade média. Porque o clero era a elite intelectual e suas escolas eram fontes exclusivas do saber na Europa Ocidental.
 A grande influência da igreja sobre a cultura e o pensamento das pessoas teve bases sólidas e materiais; ao longo dos séculos, a igreja se organizou politicamente e territorialmente, pois tinha muitos feudos, além de ter prestígio com aclasse dominante, (reis e nobres). Logo a cultura medieval passou a se espelhar o pensamento da igreja, isso passou a ser conhecido como teocentrismo cultural, ou seja, o mundo era subordinado as leis de Deus.
 A igreja  ainda passou, por meio de suas ordens a direcionar a produção cultural, mas as cidades começaram a se desenvolver e tornaram-se centros de novos valores culturais e assim foisaindo aos pouco dos dogmas da igreja.
 

• Educação 
Como já foi citado quem controlava a educação era o clero católico. No século IX, fudaram escolas junto as catedrais. Logo em seguida, vieram as universidades. Sendo que algumas delas são conhecidas até hoje, com exemplo: Oxford e Cambrigde. Mas em todas as faculdades da época, a influência da igreja era forte. As aulas eram ministradas emlatim, e algumas das matérias de estudo eram: teologia (filosofia), ciências, letras, direito e medicina. 
O curso era composto pelo triarium, nesta se ensinava gramática, retórica e lógica; o quadriarium, esta parte ensinava aritmética, geometria, astronomia e música.
No final do curso, os alunos já podiam se preparar profissionalmente nas “escolas de artes liberais”, ou continuar nas áreas d amedicina, direito ou teologia.
 As universidades tinham vários privilégios como: ensinar seus graduados, isenção de impostos , insenção do serviço militar, além do direito de julgamento especial em foro acadêmico para seus membros. Estas vantagens eram sempre garantidas ou pelo imperador ou pelo Papa, que na época eram as maiores autoridades.
 
• Literatura
 No geral,a idade média, mostra apreocupação  religiosa do homem de retratar sua época. Na poesia procurou-se  mostrar os valores e as virtudes do cavaleiro entre elas a justiça, o amor e a cortesia. Destacou-se a poesia épica, ou seja, que fala das ações corajosas dos cavaleiros; e a poesia lírica  que fala do amor cortês, dos sentimentos  dos cavaleiros em relação as suas amadas damas.
 Um destaque da literatura desse período foi:Dante Alighieri, autor de  A Divina Comédia.
• Arquitetura 
Os estilos dominantes da arquitetura medieval foram: o gótico e o românico.
» gótico: surgiu entre os séculos XII e XVI. Predominou principalmente na França, Inglaterra e Alemanha. Difere do estilo românico por sua leveza e traços verticais. São nas construções góticas que aparecem as janelas ornamentadas com vi trias coloridos, onde...
tracking img