Cultura indigena dos yanomamis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR
ENFERMAGEM TURMA F2









IANOMÂMI






















BOA VISTA/RR
2010





FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR/FARES



ACADÊMICO


OS IANOMÂMIS



Pesquisa bibliográfica da disciplina Saúde Indígena, Curso Superior de Enfermagem, 6ºsemestre, como requisito parcial de avaliação, sob orientação do Profº Enfº Kleber.





BOA VISTA/RR
2010

SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO 4
INTRODUÇÃO 5
HISTÓRIA DOS ÍNDIOS 6
GARIMPEIROS E ÍNDIOS 6
A LENDA DO SURGIMENTO DOS IANOMÂMIS 7
OS IANOMÂMIS NO BRASIL 7
Racialmente Pura 8
Línguas Ianomâmis 8
Isolados 9
Evolução Morfológica 9
Características Raciais dos Ianomâmis 9Denominações 10
Grupos e Moradias 11
Escrita e Mortos 11
Localização 11
GENERALIDADES DE SUA CULTURA 13
Agricultura 13
Colheita Silvestre 13
Caça e Pesca 14
Instrumentos de Corte 14
Artesanato 15
HÁBITOS ORAIS 15
Brejeira 15
Perfurações nos lábios 15
Outros Hábitos 15
Hábitos Higiênicos 16
ALIMENTAÇÃO 16
Preparação dos Alimentos 17
OS ESPÍRITOS XAPIRIPË 17
NAGUERRA 19
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21











APRESENTAÇÃO



Os ianomâmis são índios que enriquecem a nossa cultura e crescem os olhos dos estrangeiros sobre este povo, por serem seres que ainda vivem como primitivos, preservando sua cultura eles despertam interesses internacionais.
Como sabemos que os estrangeiros tem grande interesse em nossas riquezas,devemos nos despertar para o cuidar com nossos irmãos e mostrar que nos também estamos presentes para ajudá-los.
Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar sobre a história da tribo ianomâmi no Brasil, sua cultura, comida, crença, casamento, língua entre outros.
É imprescindível que nós enquanto acadêmicos de enfermagem conheçamos um pouco sobre a vida destes povos para podermos estudar aforma que devemos prestar assistência de enfermagem sem ferir seus costumes. Isso com certeza tem reflexo no futuro, quando verdadeiramente estaremos frente a frente com essa situação e poderemos dizer que tivemos uma base para lidar com tal situação.


















INTRODUÇÃO


Os povos indígenas são povos citados em todos os livros que se referem as descoberta dasAmércas. No começo de tudo foram escravizados, humilhados, roubados, mortos, onde os portugueses usavam da força para fazer suas vontades realizadas. Passados os tempos com a resistência dos índios aos desmandos dos brancos, eles passaram a se isolar mais da sociedade, com um certo medo desse contato que no princípio foi tão traumático.
Hoje existem ainda inúmeras tribos indígenasespalhadas pelo mundo, claro que em valor diminuído devido a tantas interferencias do homem branco, muitos vivem longe dos centros urbanos, isolados, sem contato com as missões missionárias, FUNAI, garimpeiros. Outros moram próximos as cidades e tem contato direto com os homens branco, tendo interferencias da cultura do homem branco, deixando-se esquecer da sua cultura, casam-se com mulheres bracas evice e versa.
Depois dos europeus, vieram os garimpeiros com sua ganancia pelo ouro e outtos minerais valiosos, e com essa prática mais uma vez os índios saíram perdendo pois estes homens estavam dispostos a tudo para enriquecer das riquezas que estava dentro dos limites deste povo.
A tribo dos ianomamis, é uma tribo que ainda nos dias de hoje vivem em situação isolada, por vontadeprópria e também pelo reconhecimento do homem branco em preservar a cultura desse povo.
São índios bons, corajosos, destemidos e que ainda preservam sua cultura como um todo, gostam de caçar, plantar macaxeira, milho, etc., alimentam-se de tudo que a natureza lhes oferecem. Como recompensa de tanta injustiça hoje eles são donos de suas próprias terras, onde dela podem tirar seu sustento...
tracking img