Cultura , ind, iduo e sociedada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Cultura, Indivíduo e a Sociedade – Definição:
Segundo Dias (2010) pág. 50,
Cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimento. Para onosso estudo essa definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aosseres humanos . Deste modo, resumidamente , podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinadacultura estamos apresentando ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.
É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários àsua sobrevivência física e social.
Todas as sociedades – rurais ou urbanas simples ou complexas – possuem cultura. Cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema devalores e seus costumes.
Em sentido científico per não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não faz nenhum sentido dizermos, por exemplo, que a cultura dohomem branco é superior do índio. São apenas diferentes, desenvolvam-se cada uma a seu modo, uma não é melhora, nem pior em relação à outra, e nem superior ou inferior.
2.1. O Indivíduo e asociedade:

Segundo Dias (2010) pág.73 pode se afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é transforma o animal homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente podedesenvolver as características que chamamos humana.

As crianças que foram encontradas em estado selvagem na Índia, criadas por animais, contribuíram para comprovar que não havendo contato com o gruposocial elas não adquiriram características humanas. Quando foram encontradas não falavam, nem demonstravam emoções humanas, andavam de quatro como os animais, comiam carne crua e mostravam hábitos...
tracking img