Cultura hispanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISCO

CULTURA HISPÃNICA

COLATINA, 2012

CULTURA HISPÂNICA

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de pós-graduação Lato Sensu em Língua e Literatura Espanhola, para Faculdade de Tecnologia São Francisco.

Colatina, 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. PENSAMENTO E CULTURA HISPÂNICA 5
1.1 A Língua 6
1.2 O papel da línguaespanhola 7
2. O TEXTO LITERÁRIO E O COMPONENTE CULTURAL DO ENSINO DO ESPANHOL 8
2.1 Do vocábulo ao discurso 9
3 A CULTURA HISPÂNICA NA SALA DE AULA: DESAFIOS 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

A pobreza e o desemprego no campo foram os responsáveis pela imigração espanhola no Brasil que iniciou-se na década de 1880. Na realidade, a presença espanhola em terrasbrasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém, só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.
Em finais do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de pessoas saíram da Europa em busca de melhores condições de vida nas Américas.

No caso da Espanha, a imensa maioria rumava para suas colônias ouex-colônias, pelos laços históricos e culturais que mantinham e, por esse fato, os destinos preferidos dos imigrantes espanhóis eram a Argentina, o Uruguai e Cuba. Todavia, alguns desses países hispânicos passaram a enfrentar problemas financeiros e deixaram de ser um destino atrativo para os espanhóis. Ao mesmo tempo, o Brasil estava atraindo imigrantes, a fim de abraçar as colheitas de café quese expandiam largamente pelo País. A riqueza gerada pelo café acabou por seduzir milhares de espanhóis, que partiram para o Brasil à procura de uma nova vida.
No conhecido balanço da sociologia espanhola realizado por Alfredo Mendizábal para o texto de Guruitch, La Sociologia del Siglo XX (Gurvitch y Moore, s/d) é apontada a influência dos autores espanhóis como propulsora de uma reflexão queresultará, posteriormente, num conjunto de temáticas que estarão presentes no pensamento sociológico que imediatamente se segue. Tais autores teriam tido o papel de semear nas mentes uma angústia, resultante de seu pessimismo construtivo, que obriga os espanhóis a assumirem uma posição de introversão que acaba por ser criadora.

1. PENSAMENTO E CULTURA HISPÂNICA

Os primeiros espanhóis chegaramao Brasil na década de 1880. Até o final do século XIX, a grande maioria era de galegos, que se fixaram principalmente em centros urbanos brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Devido à grande semelhança entre galegos e portugueses, aqueles eram muitas vezes confundidos com estes. 
Com a tomada do poder pelo ditador Francisco Franco, a imigração diminuiu. Porém, a GuerraCivil Espanhola formaria um novo fluxo de imigrantes que fugiram para o Brasil. O crescimento da economia espanhola após a guerra fez número de imigrantes caiu e passou a ser pouco significativa.
Os espanhóis concentraram-se, sobretudo no estado de São Paulo, que atraiu cerca de 70% dos imigrantes hispânicos e ficou marcada principalmente pela divisão dos espanhóis: os Galegos se fixaram nascidades, enquanto os Andaluzes se dedicaram à colheita de café em São Paulo, como já visto. Os maus-tratos contra espanhóis nas fazendas de café e o trabalho semiescravo fez com que a Espanha passasse a restringir a ida de seus cidadãos para o Brasil. À imigração espanhola foi grande até a década de 1930. Estima-se que até então tenham entrado no Brasil mais de 700 mil Espanhóis, ficando atrás apenasdos Italianos e Portugueses. Com a tomada do poder pelo ditador Francisco Franco, a imigração diminuiu. Porém, a Guerra Civil Espanhola formaria um novo fluxo de imigrantes que fugiram para o Brasil. Com o crescimento da economia espanhola após a guerra, o número de imigrantes caiu e passou a ser pouco significativa. 

1.1 A Língua

Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população...
tracking img