cultura gregfa

4960 palavras 20 páginas
CULTURA GREGA
A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influencia no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.

A Arte na Grécia Antiga
Ao longo da história da arte ocidental, os artistas buscaram inspiração na Grécia Antiga. Assim foi no Renascimento e no neoclassicismo. A arte grega sempre foi uma referência desde que essa civilização conheceu o esplendor, em meados do século VIII a.C.
O mundo ocidental deve muito aos gregos, que nos legaram nas artes a dramaturgia, na escultura a expressão da perfeição, na arquitetura um estilo marcante.

Escultura Grega
Existiram três períodos que marcaram a escultura grega: a escultura arcaica, a clássica e a helenística.
Escultura Arcaica: Essas esculturas tinham grande influência dos padrões estéticos egípcios. As esculturas arcaicas eram construídas para homenagear alguma vitória de um atleta ou algum soldado. As estátuas desse período tinham uma postura bastante rígida e o rosto não sinalizava expressão alguma. Entalharam muitas figuras de homens nus, em pé, representavam servidores no templo de um deus; estas figuras chamavam-se curos. As figuras femininas eram chamadas de cores, estavam sempre vestidas, em posição frontal e com expressão calma.

Escultura Clássica:
Considerado o auge do desenvolvimento no campo da escultura. Começa a haver um grande interesse pela anatomia e pela representação do movimento. As obras começam a ter mais expressões e ficam mais realistas já que ocorre a exploração do movimento, do volume e das proporções. O padrão dessas esculturas é um corpo representado na plenitude do vigor e juventude, comunicando a ideia de uma beleza perfeita, incorruptível pelo tempo e imortal. Essa representação do corpo humano mostra o desejo de

Relacionados