Cultura geral angolana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História de Angola | | |
| |


O que significa Angola ? Derivado da denominação do quarto Rei do Ndongo , chamado Ngola Kiluange ou Ngola Inene ,este imigrannte vindo do Kongo, sucessor e sobrinho do Ngola Kimbanda . Foi empossado no poder reinal , após a morte do seu tio, cujo nome assenta-se acima citado .Este reino tivera sido criado pelos povos Mbundus e era um dos EstadosSubordinados do Kongo


O Reino Ndongo foi um dos mais poderosos estados vassalos do Reino do Kongo .O Reino do Ndongo foi fundado pelo Rei Ngola Nzinga que liderou a emigração do povo Bantu (Ambundu) do rio Niger, contornando outros Reinos daquela época incluindo o Reino do kongo .


Penetração Colonial : Após a chegada dos Portugueses na boca do rio Zaíre em "Matadi" , (expressão manado ou derivada dalíngua ou dialecto kikongo) ,(donatando ou significa "Pedra" em língua portuguesa) nos anos 1484,sob Dignidade do Explorador Português Diogo Cão (DC) e a sua equipa , com alvo de indagarem o soloAfricano , precisamente as regiões de Angola , tinham estabelecido condicionalmente ou primeiramente, relações diplomáticas , aliança ou pacto com os nativos daquela região.


Os primeiros contactos tinham sidoestabelecidos entre a equipa do Diogo Cão e o Reino do Kongo sob tutela do rei chamado Manikongo ou Nzinga a Nkuvu . A expressão " Manikongo" significava naqueles tempos ,título ou poder reinal .


Povos ou tribos de Angola : A superficie territórial de 1246,700 km2, é ocupado por diferentes Tribos , tais que os Kikongos oriundos da África Central, os Ngangelas oriundos dos Grandes LagosAfricanos, os Jagas oriundos do norte da África, Nhanecas ou Vanenyanekas oriundo do sul, os Hereros ou Ovahelelos oriundos da região dos Grandes lagos, os Ovambos da região do Baixo Kubango e os Quiocos oriundos do Cassai .Esta é a composição ponderal dos povos de Angola, depois da divisão e fusão geográfica destes territórios pelos Exploradores Portugueses .Cada tribu exprimia-se num dialecto diferentedos outros , tais que, Kikongo, Kimbundu, Umbundo, Tshokwe e ovimbundu .


Inicio da Colonização : Os Exploradores Portugueses penetram em Matadi nos anos 1484, estabelecem a primeira aliança com o Reino do Kongo, atravez do seu Rei Manikongo ou Nzinga a Nkuvu , com objectivo de pesquisarem serenamente e intensamente os Territórios ou regiões de Angola . Depois da conquista destes Territórios, oGovernador Paulo Dias de Novais vindo de Portugal depois de ter sido empossado , instala-se nestas Regiões, delimita este vasto Território,explorando os recursos naturais e os escravos.


Durante a conquista da Filipina pelos Exploradores Portugueses em 1580-1640, os Holandeses procuram instalar-se instantaneamente nas regiões de Angola, ocupando grande parte do litoral de Benguela, de SantoAntónio do Zaíre, as Barras do Bengo e do kuanza.


Instantaneamente, as tropas luso-Brasileiras expulsam os Holandeses em 1648, possibilitando o reatamente das linhas de comercio entre Salvador, Rio de Janeiro e Luanda .


Fin da Colonização : No principio dos anos 1960, depois de tanta atrocidade, três movimentos de libertação de Angola ,(FNLA, MPLA e UNITA ), desencadeam a luta armada contra oColonialismo


Jonas Malheiro Savimbi, Presidente e fundador da UNITA de 1966 até o seu falecimento no Sul de Angola em Fevereiro de 2002 .

António Agostinho Neto, Co-fundador do MPLA em 1956 e Presidente do MPLA de 1975 até o seu falecimento em setembro de 1979

Alváro Holden Roberto , Co-fundador da FNLA em 1955 e Presidente da FNLA de 1962 até o seu falecimento em Agosto de 2007.


O Governodictatorial de Portugal, recusa dialogar com os Angolanos, pelo contrario intensifica a defesa até o limite do ultimo Grande Imperio Colonial Europeu .


Foram então tomadas imediatamente decisões vigorosas, enviando para a Angola centena de milhares de Soldados .


Portugal sob comando do Governo ditactorial ,não quisendo abandonar imediatamente os Territórios de Angola , consolida intensamente a sua...
tracking img