Cultura fora e dentro da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
João Paulo Teixeira Cardoso - Logística 3° Semestre

CULTURA:FORA E DENTRO DA EMPRESA

A unificação dos mercados internacionais é uma boa forma de se pensar em Comunicação Empresarial.Existem muitas empresas que realizam negócios com empresas de outros países, com culturas diferentes.
Hoje em dia, saber falar e escrever em outras línguas já não é um diferencial, e sim uma necessidade.Para serealizar negócios entre empresas de diferentes países é fundamental conhecer sua cultura, hábitos, costumes, etc.
As relações interpessoais, relações de gênero, espacialidade e maneira de decidir, também são aspectos importantes quando vamos negociar e interagir com pessoas de diferentes culturas.
É muito importante, também, quando vamos interagir com pessoas de outro país que nós não façamosnenhum comparativo da cultura da pessoa com a cultura do nosso país.
CULTURAL ORGANIZACIONAL
O termo cultural organizacional passou a ser um discurso forte nas pesquisas e publicações acadêmicas.Freitas(1991) destaca que, no âmbito popular, o sucesso das empresas japonesas, com seu forte apelo cultural, tem sido considerado relevante.
Deal e Kennedy(1982 apud Freitas1991) dizem que a construçãoda uma cultural dentro das organizações é causada pela insegurança gerada na sociedade com as constantes mudanças culturais da realidade
Definindo os elementos que constituem uma organização são muito importantes para se criar um identidade, por isso existe uma grande importância da cultural organizacional.Existem os princípios que são fáceis de se perceber, mas alguns só podem ser percebidosatravés de uma análise das ações da empresa.Patrocínios para se realizar eventos para comunidade, consciência ambiental são exemplos de ações que revelam um senso de valor por parte da empresa.As empresas que já definiram essas ações, costumam mostrá-las para funcionários e clientes.Para o cliente, conhecer a cultural organizacional de uma empresa faz com que ele possa conhecer como é realizado acriação dos produtos, e assim, ver se esses se encaixam com os seus valores e, assim, adquiri-los.
Freitas(1991) diz que a cultural organizacional é um poderoso mecanismo que visa conformar condutas, homogeneizar maneiras de pensar e viver a organização, introjetar uma imagem positiva da mesma onde todos são iguais.
A visão crítica é bastante importante, pois a cultural organizacional pode serusada em favor das pessoas ou para manipulá-las, dependendo da atitude de quem a esta manipulando.
As empresas modernas passaram a ter um destaque na dinâmica social.Esse destaque deve-se ao fatos das empresas hoje em dia possuírem uma maior facilidade de aprender as mudanças culturais e mais agilidade para utilizá-las a seu favor, seja aprimorando seus produtos para tal cultura ou desenvolvendonovos produtos, através disso, as empresas adquirem um grande poder de influência sobre o meio.
Essa importância das empresas em relação ao processo de identificação das pessoas pode, por uma lado, melhorar a qualidade da administração de várias organizações, por meio de um intercâmbio de conhecimento.Por outro lado, gera uma fixação de que todas instituições devem ser tornar empresas ou irão àfalência.
Na administração moderna, há um cenário de que as empresas com culturas abertas qualificam melhor seus representantes para interlocução com outros funcionários, o que torna a comunicação mais eficiente.Mesmo com essa tendência, as dificuldades existentes com os variados tipos de cultural, no universo empresarial, ainda é grande.É importante conhecer cultura e hábitos para melhor definir asestratégias de comunicação.
Para Schein(1984) para se compreender a cultura de um organização deve ser fazer um análise considerando os objetos e criações, valores e pressupostos básicos(identidade do grupo).
Schein (1984) define a cultural organizacional como um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar com os problemas de...
tracking img