Cultura empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Empresarial
São conjuntos valores, dos símbolos e dos sinais partilhados pelos membros de uma empresa e que marca os seus comportamentos e as suas atitudes. Sobre ela agem tanto variáveisexternas como particularidades de cada empresa.
A alta administração da empresa não é, nem faz e, às vezes, nem mesmo difunde a cultura da empresa; ela apenas é uma parte importante dessa cultura.Esse é um fato mal compreendido por alguns administradores, que, muitas vezes, acreditam-se capazes de mudar radicalmente a empresa simplesmente dando-lhe uma nova missão. Essa é uma falta deentendimento que pode colocar uma empresa em dificuldades.
A cultura organizacional é a interação entre os diversos elementos constituintes da empresa. A relação e os vínculos entre acionistas, administradores,trabalhadores e a parte física dessa empresa.
Tipos de cultura empresarial:

* Cultura do poder
Todas as relações na empresa são baseadas no poder. Os resultados são muitas brigas internas àvolta de posições e privilégios. Esta forma dura e competitiva de relacionamento assusta muitos trabalhadores.
* Cultura de funções
Muito habitual na função pública. Tarefas, competências eresponsabilidades são detalhados nos regulamentos e manuais. O principal problema desta cultura é o seu carácter inflexível e a discordância quando as tarefas se sobrepõem. Existe também um alto consumode tempo na execução das mesmas.
* Cultura de tarefas
Aqui o objetivo é primordial. A autoridade tem a sua origem no profissionalismo e nos conhecimentos. Passa-se rapidamente à acção e há lugarpara o improviso. Regras e processos que podem obstruir o trabalho não são bem vindos e há pouca atenção para os aspectos sócios emocionais. Quem não se defende ou não consegue acompanhar o ritmo ésimplesmente substituído.
* Cultura de pessoas
Aqui é o indivíduo que está no centro das atenções. A empresa existe para as pessoas e não o contrário. Neste tipo de cultura empresarial dá-se...
tracking img