Cultura emo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Emo

Origem

Emo ou Emocore é um gênero musical pertencente ao rock, caracterizado pela musicalidade melódica e expressiva, derivado do hardcore punk. Originou-se entre o Hardcore Punk em meados de 1980, onde era conhecido como "emotional hardcore" ou "emocore" e cujas bandas pioneiras foram Rites of Spring e Embrace. O Emo entrou na cultura popular noinício da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessiona. Nos últimos anos, o "emo" tem sido aplicado por críticos e jornalistas para uma variedade de artistas, incluindo as bandas com grande popularidade, e grupos com diferentes estilos e sons, especialmente o Pop punk de Simple Plan, Fall Out Boy, Panic! at the Disco e vários outros, fugindo à tradicionaldefinição de 'Hardcore punk emocional'. É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra "Emo" foi vista como uma piada, ou algo pejorativo e artificial, seja uma forma de tentar excluir do Hardcore punk tudo o que não tivesse temas estritamente ideológicos. Na cultura alternativa diz-se que alguém é ou está emoquando demonstra muita sensibilidade.
Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de "desacelaração". Já estabelecida essa primeira cena melódica, expressiva e confessional de Hardcore punk, as bandas que começaram a surgir no interior estadunidense absorveram características do então ascendente ecrescente Indie rock durante os anos 90, como já foi dito. A partir daí, houve uma explosão na quantidade de bandas que seriam possíveis de serem rotuladas como Emo, e o tabu que cercava o rótulo se desfez até a explosação mainstream do tão polêmico subgênero Emo-pop, que possui, se muito, alguns traços de Hardcore punk e Indie rock em meio ao Pop punk.

Chegada ao BrasilNo Brasil, a cultura emo se estabeleceu sob forte influência estadunidense em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,listrados, Mad Rats, cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Quando se fala em emos, logo um dos principais fatores vem em mente: a sexualidade.
Muitos agem com preconceito ao tratar do assunto, mesmo sem expor o que pensa sobre esses adolescentes, acaba por absorver informações vindas de quem acha que sabe tudo a respeito. Porém, a muitas pessoas realmente cabeessa dúvida: todo emo é homossexual?
Pode parecer exagero ou até apelativo tratar o assunto dessa maneira, mas não é. Uma das principais características pregadas pelo movimento é a liberdade sexual, homens e mulheres não estariam presos ao que se considera o “ideal” pela sociedade. Ainda que em Belém vejamos a “cultura emo” muito ligada à questão de estilo, percebemosque a questão da sexualidade não deixa de ser um fator fundamental para a crescente onda de adolescentes aderentes ao movimento.
Imaginemos uma adolescente, sim, “uma”, pois aqui cabem a homens e mulheres os mesmo valores: amizade, sexualidade... Essa adolescente vive “conflitos” internos quanto à sua preferência sexual. Iria ela lutar contra o que sente? Ou iria esta buscarviver em um meio onde tal sentimento lhe permite? Ainda mais se “tal” meio andar lado a lado com a moda e escutar os mais novos e estourados sucessos musicais.
Esclarecendo, isso é apenas exemplo de um “suposto” caso de homossexualismo ou até bissexualismo presente no meio. Como enfatizamos anteriormente, o emo aparenta hoje ser mais ligado ao estilo visual propriamente dito....
tracking img