Cultura em frascos e desenvolvimento do inoculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA EM FRASCOS E DESENVOLVIMENTO DO INÓCULO
1 INTRODUÇÃO
Para que ocorra a fermentação é necessário que seja antecipadamente preparado o inoculo que é uma suspensão de células do microrganismo de interesse devidamente ativada em um meio de cultura adequado, ou seja, é a preparação de uma população de microrganismos a partir de uma cultura, a fim de obter células em um estado fisiológicoadequado para a inoculação no fermentador. A concentração dessa suspensão de células deve ser capaz de conduzir economicamente um processo fermentativo de uma dado volume de meio.
É essencial que o inoculo seja de boa qualidade para que a fermentação ocorra de forma satisfatória, uma vez que quando se inicia o processo fermentativo, dificilmente ele poderá será melhorado já em andamento, ainda maistratando-se de células vivas, portanto, é necessário que se inicie em condições ótimas de produção.
O tipo de inoculo (células vegetativas ou esporos) é a sua qualidade exercem uma influencia importante em processos fermentativos. Além de que as células devem estar saudáveis e ativas, ou seja, em fase Log, minimizando o período de adaptação das células ao meio de cultivo na fermentaçãoseguinte. Além desse fator existem outros a serem considerados quanto a qualidade do inoculo, como por exemplo estar em volume suficiente para fornecer células na devida quantidade; estar em uma forma morfológica adequada; estar livre de contaminações; e manter as características de produção do produto desejado.
Muitos fatores decorrentes dos processos de inoculação podem influenciar nos resultados deuma fermentação. Por isso analisa-se alguns fatores importantes nas etapas de preparação do inoculo para o processo fermentativo como por exemplo concentração de células, estado fisiológico e idade das células, morfologia dos microrganismos e meio de cultura.
As características do inoculo dependem de tipo de processo fermentativo em que ele será utilizado e o produto de interesse da fermentação.O meio usado para o inoculo é um fator critico, ele deve ser diferente do meio de produção, já que o meio do inoculo tem o objetivo de produzir biomassa e o meio de produção tem o objetivo de produzir um produto de interesse, mesmo assim o inoculo pode ter requisitos de produção para que o microrganismo se acostume. Por outro lado essa diferença não deve ser muito grande, pois meios decomposições diferentes aumentam o tempo de adaptação de microrganismo quando inoculado. Eles devem ser suficientemente semelhantes ao da produção para diminuir a fase lag de crescimento na fermentação.
O meio de inoculo geralmente tem níveis de carbono menores que o de produção mas devem ser semelhante na questão de pH e pressão osmótica para não afetar a viabilidade celular, sendo que é importante que oinoculo reprima o metabolismo secundário e ative o metabolismo primário.
Na Tabela 1 podemos verificar mostra uma comparação entre alguns meios de inoculo utilizados e os meios de produção. Pode-se notar que os meios para inoculo são geralmente menos nutritivos do que os meios de produção e que contém níveis mais baixos de carbono.
TABELA 1: Meios de inoculo e de produção

Quando ocorre ainoculação é importante verificar a quantidade certa de células no processo, geralmente o volume de inoculo varia de 3 a 10 % o volume de meio fermentescível.
Um inoculo em condições adequadas e em quantidade e concentração corretas conduz a condições ótimas de crescimento e a bons resultados no processo fermentativo. Um inoculo de má qualidade pode resultar em uma diminuição significativa deprodutividade e do rendimento do processo (PARTON & WILLIS, 1990).
O desenvolvimento do inoculo passa por algumas etapas, sendo que em cada uma delas há um risco grande de contaminação da cultura e degeneração do microrganismo devido a mutações naturais.
Para fermentações em laboratório a produção é relativamente simples, e raramente excede duas etapas.
Porem para fermentações em escala...
tracking img