cultura do milho

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Campus Teixeira de Freitas














Legislação e Políticas Ambientais para a Agropecuária

Por: Lucas Manoel, Emilly Mayumi, Rodrigo Ferrareis, Mikéias Rodrigues e Tarciso Souza























Teixeira de Freitas – BA
Fevereiro – 2014Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Campus Teixeira de Freitas
















Legislação e Políticas Ambientais para a Agropecuária
Por: Lucas Manoel , Emilly Mayumi, Rodrigo Ferrareis, Mikéias Rodrigues e Tarciso Souza









Trabalho, redigido por Lucas Manoel, Emilly Mayumi, RodrigoFerrareis, Mikéias Rodrigues e Tarciso Souza sob orientação da Professora Elen Duarte, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Agroecologia, IV Unidade, do Curso Técnico em Agropecuária, Modalidade Integrada, do Instituto Federal Baiano, Campus Teixeira de Freitas.












Teixeira de Freitas – BA
Fevereiro – 2014





Apresentação

O presente trabalho iráabordar sobre a legislação ambiental e políticas ambientais para a agropecuária. Neste trabalho irá informar as principais leis do Brasil existentes sobre o seguinte assunto, quais foram os seus impactos ecológico no contexto da sustentabilidade e também formas para que haja uma atualização nestas leis tão importantes.


Legislação e Políticas Ambientais para a Agropecuária


O CódigoFlorestal, instituído pela Lei n° 4771, de 15 de setembro de 1965, nos deu o conceito de reserva legal em propriedades rurais. De lá para cá, a agricultura brasileira passou por verdadeiras revoluções tecnológicas e gerenciais. As praticas produtivas perderam suas características de força exploratória e de ocupação de espaço. As boas práticas agrícolas passaram a incorporar conceitos desustentabilidade, como equilíbrio ambiental e responsabilidade social. Técnicas como plantio direto e integração lavoura pecuária ganham espaço crescente.
O Licenciamento Ambiental é importante para o correto gerenciamento dos recursos naturais do Brasil, e as fiscalizações procuram assegurar que as ações que prejudicam o meio ambiente sejam conduzidas nos termos da legislação da lei . A conscientização demuitos interessados em lucro e envolvidos com o assunto sobre a importância da licença tenha crescido de forma significativa nos últimos anos, verifica-se que muitas irregularidades são cometidas por falta de informação por parte dos responsáveis.
É importante notar que a natureza efeito da licença ambiental, a mesma possui uma imagem precário. Exemplo disso é a possibilidade legal de a licença seradquirida ou cancelada, caso as condições estabelecidas pela lei ambiental não sejam cumpridas.
Sem adequações suficientes para acompanhar a magnitude das mudanças ocorridas, o Código Florestal acabou fora de sintonia com a realidade. Enquanto isso, uma série de limitações foi sendo interposta para a expansão da agricultura. Com a situação em ponto de impasse, o Ministério da Agricultura, Pecuáriae Abastecimento colheu informações relevantes sobre o assunto, para uma melhor discussão publica. O trabalho conta com cinco pontos:
1. Mudanças climáticas;
2. Efeito estufa por combustível fóssil;
3. Alcance da legislação ambiental;
4. Premissas para um novo Código Florestal;
5. Propostas para atualização do Código Florestal.
No Brasil, começam a aparecer estudos sobre o reflexo dasmudanças climáticas e seus impactos na agricultura, com avaliações sobre a produtividade das culturas, em função de cenários de aumento de temperatura. As simulações dos efeitos das elevações nos zoneamentos das lavouras mostram uma drástica redução nas áreas com aptidão agroclimática, condenando a produção em muitas regiões.
Em termos de emissão de gases de efeito estufa, a grande vantagem do Brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura do milho
  • cultura do milho
  • CULTURA DO MILHO
  • Cultura do milho
  • Cultura do milho
  • Cultura do milho
  • Cultura do milho
  • Cultura do Milho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!