Cultura do milho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura do Milho
O milho nome cientifico (Zea mays), também chamado abati, auati e avati, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo, o cultivo em clima tropical.O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que aí eracultivada desde o período pré-colombiano. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.
Época de Plantio
Em levantamento realizado na maioria das regiões, o plantio do milho verde é realizado predominantemente, três a quatro vezes ao ano, concentrando-se nos meses de Março, Agosto, Setembro e Outubro.
Espaçamentoentrelinhas
Associado à densidade de plantio está o espaçamento entre fileiras de milho. No Brasil, esse espaçamento é muito variável, indo de 1 m até 80 cm, mas verifica-se uma tendência de utilizar espaçamentos reduzidos, pelas seguintes razões: aumento no rendimento do grão propiciar uma distribuição de luz solar< água e nutrientes: melhor controle de plantas daninhas, em função do maisrápido fechamento dos espaços disponíveis da erosão, pela cobertura antecipada da superfície do solo. Essa tendência de redução de milho verde, onde a colheita é sempre manual, o que requer espaços para movimentação. Segundo Bottini Et Al. (1995), no estado de São Paulo, é comum a utilização do espaçamento de 90 a 100 cm.
No Brasil, o espaçamento entrelinhas tem variado de 70 cm a 1 m, masverifica-se uma tendência de se utilizar cada vez mais os espaçamentos reduzidos. Em plantios manuais, as fileiras deverão ser espaçadas de 90 cm a 1 m e as covas espaçadas de 40 a 50 cm, deixando de duas a três sementes por cova.
Período de Colheita
Foi também bastante variável, sendo que o menor período do plantio á colheita (91dias), ocorreu no plantio de Novembro e o maior foi de (141 dias), noplantio de Maio.
Principais Pragas do Milho
Lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea)
Importância econômica - Tipicamente o inseto coloca seus ovos nos estilos-estigmas local onde as lagartas recém-nascidas iniciam os seus danos, podendo ocasionar falhas na produção de grãos. Á medida que a larva desenvolve ela dirige-se para a ponta da espiga para alimentar-se dos grãos em formação. Os prejuízosestimados para essa praga é cerca de 8% nos rendimentos da produção.
Sintomas de danos - estilo-estigmas danificados e grãos na ponta da espiga danificados, podem representar os sintomas de ataque da praga. Deve-se considerar que também a lagarta-do-cartucho pode também estar presente na espiga e ocasionar sintoma de dano semelhante.

Métodos de controle - pela localização da praga o controleconvencional através da pulverização tem baixa eficiência. Um controle efetivo pode ser conseguido através da liberação de vespas do gênero Trichogramma, comercialmente disponíveis no mercado brasileiro. De maneira geral, onde ainda existe o equilíbrio biológico o controle natural através de Trichogramma, ou da tesourinha, Doru luteipes ou de espécies de Orius tem sido suficiente para manter a pragacom nível populacional insuficiente para causar dano econômico.
Curuquerê-dos-capinzais (Mocis latipes)
Importância econômica - essa praga é de importância secundária para a cultura do milho. Porém, em determinados locais pode ocorrer alta infestação da praga, demandando controle imediato para evitar elevada perda no rendimento de grãos.
Sintomas de danos - A lagarta alimenta das folhas domilho deixando somente a nervura central. A infestação geralmente desenvolve em gramíneas ao redor da lavoura e quando ocorre competição por alimento, as lagartas emigram para o milho. Para evitar danos, é necessário realizar vistorias freqüentes na fase vegetativa da lavoura, principalmente em áreas vizinhas às pastagens.
Métodos de controle - O método químico é o mais utilizado e eficiente para...
tracking img