Cultura de massa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Cultura de massa
.O que é cultura?
A concepção de cultura pode ser vista sob vários ângulos, como filosófico, humanista, etnológico ou antropológico. É mais fácil dar um sentido a palavra culturade acordo com a área trabalhada. Nesse caso, seria interessante analisar no sentido humanista.
.Cultura Humanista:
A cultura humanista é a visão clássica que temos da cultura, que é transmitida efavorecida pelas humanidades. No Renascimento, ocorreu o estudo próprio do homem livre, que foi educado nas artes liberais. Já no Iluminismo, a noção de cultura passou a ser o conjunto dos modos deviver civilizadamente. Seria então a cultura humanista um forma do homem se expressar com o mundo, um jeito de perceber e observar o que se passa ao seu redor e assim obter como verdade ou não o que lheé apresentado.
.A cultura do indiferenciado:
Surge devido à falta de um enraizamento cultural, que é a base para uma identificação da cultura nacional. Ocorre no indivíduo um desligamento completode todas as suas relações com a cultura do seu povo, levando uma vida imersa na flutuação, ou seja, uma vida imersa no consumo excessivo de bens.
.A cultura de massa:
A cultura de massa ou produtorde cultura de massa é vista de uma maneira universal. Não há uma preocupação com a situação em que a sociedade está inserida e sim com um tipo de modelo duradouro de tolices culturais, que deixam asociedade cada vez mais alienadas. Assim, há uma maior possibilidade da mesma se recusar e se cansar desses produtos do que se fossem produtos culturais que incentivassem o pensamento e o questionamentodos padrões de qualidades e de satisfação deles.
- Cultura para a massa X Cultura de massa
.Qual a diferença?
A cultura para a massa não utiliza, necessariamente, da indústria cultural. O cinema,por exemplo, mesmo passando por essa indústria, poderia, através de seus produtores, usar manifestações e discursos para chamar a atenção da sociedade. Já a cultura de massa utiliza-se da indústria...
tracking img