Cultura de massa x reality show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A indústria cultural se estabeleceu na sociedade como consequência de um sistema capitalista que manipula os indivíduos por meio dos meios de comunicação de massa. Suas principais características constituem um paradoxo entre a conservação e a renovação, isto é, ao mesmo tempo em que a indústria trabalha com o gosto médio e com o produto homogêneo para agradar a massa, ela alimenta a sucessãodesse ciclo por meio da renovação (ou repetição disfarçada) de seus produtos e emoções. Vale ressaltar que a alta rotatividade de produtos culturais não implica numa grande diversidade entre eles. Pelo contrário, cada vez mais se percebe a universalização da informação e o desinteresse por tudo aquilo que foge do convencional.
Num cenário onde a indústria cultural é regida essencialmente pelalógica orçamentária, surge o reality show Big Brother. Neste programa os espectadores são convidados a interagir com os confinados, uma vez que a permanência ou não dos integrantes na casa depende do voto do público. Essa espécie de “poder” do público pode, a princípio, trazer a falsa impressão de que os espectadores não são passivos à manipulação da mídia neste caso. Afinal, o que seria mais ativo doque poder influenciar diretamente o andamento do programa por meio de ligações e votos na internet?
Enzensberger, em uma de suas obras, afirma que “qualquer uso das mídias pressupõe manipulação”. Essa premissa se torna válida quando nos lembramos de que, durante o programa do Big Brother exibido na TV aberta, são transmitidos em cerca de 40 minutos o que aconteceu num dia de 24 horas. Sem contaràs quartas-feiras, nas quais o programa se limita a 15 minutos.
Ora, para resumir 24 horas em menos de 1 hora é indispensável um processo de seleção das imagens mais interessantes. E, em seguida, é necessário editar os vídeos numa ordem determinada e mixá-los aos efeitos de som e visual. Com isso, torna-se evidente que o processo de manipulação provém das montagens. A equipe do programa cria erecria qualquer contexto ou situação, para causar na população o efeito desejado. Você pode se perguntar: mas e aqueles que possuem acesso ilimitado às câmeras pelo pay per view? A resposta está no próprio nome dado à essa autorização: pague e veja!
O reality show Big Brother é mais um produto da mídia que visa apenas os lucros, desvalorizando a capacidade crítica e a individualidade de cadaser. Além da receita do pay per view e das ligações para o paredão, o programa arrecada uma fonte inesgotável de lucros por meio dos patrocinadores. Nesta 11ª edição, houve ainda o sorteio semanal de carros da Fiat, no qual a massa cultural, enfeitiçada pela oportunidade de ganhar um carro 0 km, teve mais um motivo para realizar incansáveis ligações. Resultado: Lucro!
Porém, a grande questão é: oque faz com que tantas pessoas assistam ao programa, e participem cada vez mais, mesmo em meio a tantas críticas em relação à sua superficialidade?
O primeiro ponto que soluciona a questão acima é o fato de que esse telespectador busca satisfazer seu apetite de atualidade por meio da presentificação da informação, ou seja, o atual é o que o público acostumou-se tradicionalmente a verrepresentado nas notícias televisadas. O passado é rapidamente esquecido e não mais resgatado, a não ser que tenha alguma influência sob uma situação presente. Se analisarmos o número de pessoas que se lembram dos participantes das edições anteriores do programa, teremos um bom exemplo da forte tendência ao esquecimento das informações que não mais se relacionam ao presente.
Como num ciclo vicioso, o queocorre ao final de cada edição é a criação de mitos e padrões de beleza e comportamento. Num passe de mágica, cada brother eliminado é visto pela massa como uma celebridade, com direito a fãs e jornalistas os seguindo nas ruas. Muitos deles participam de entrevistas gravam comerciais, saem nas capas das revistas e nos principais sites de dos famosos. Porém, quanto mais o tempo passa, menor é a...
tracking img