CULTURA DE CONVERGÊNCIA “EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”

694 palavras 3 páginas
CULTURA DE CONVERGÊNCIA
“EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”

BELO HORIZONTE - MG
2013

CULTURA DE CONVERGÊNCIA
“EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”

Trabalho destinado à disciplina Marketing Digital
Sob orientação do professor Salomão Afonso Terra
Do curso de Publicidade e Propaganda.

BELO HORIZONTE-MG
2013

ANÁLISE DE UMA NARRATIVA TRANSMÍTIA A PARTIR DO CAPÍTULO
“EM BUSCA DO UNICÓRNIO DE ORIGAMI”
DO LIVRO CULTURA DE CONVERGÊNCIA DE HENRY JENKINS

As produções na indústria de entretenimento dos anos noventa que eram denominadas crossmedia e sinergia de mídias, foram denominadas por Henry Jenkins como narrativa transmídia em seu livro Cultura de Convergência (São Paulo, Aleph,
2008). O uso da internet, pelos consumidores, possibilitou a expansão e desenvolvimento dessas mídias. A narrativa transmídia se faz através de múltiplas plataformas em que cada uma contribua de maneira diferente e significativa para o todo.
Cada uma das partes da narrativa transmídia está veiculada à plataforma que tenha melhor capacidade de potencializar suas principais características.
Objetivando uma certa independência entre essas franquias, a narrativa transmídia busca uma expansão através da televisão, romances, e quadrinhos passando por games, ou atrações em parque de diversões. Tais acessos devem ser independentes para que não seja necessário conhecer um produto para gostar do outro. Jenkins reforça que que “cada acesso à franquia deve ser autônomo, para que não seja necessário ver o filme para gostar do game e vice-versa.” (JENKINS, 2009, p. 138).
O entendimento que se faz de uma franquia é o que fortalece e potencializa a compreensão da narrativa, criando uma espécie de fidelização que estimula o consumo da mesma. O que não se renova, desvia o interesse do público, levando ao fracasso. A diversidade de mídias forma diferentes grupos consumidores como por exemplo, a televisão e o cinema possuem um público mais democrático, e quadrinhos e

Relacionados