Cultura da tv digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Surge neste momento as primeiras modificações (tecnologias), suas ferramentas, como a pedra lascada em forma de lança, o que lhe possibilitou grande avanços em sua caça, pesca, em fim, em sua sobrevivência.Na trajetória da humanidade, segundo Muraro (1969),

A humanidade, dá então, entre 10.000 e 5.000 antes de Cristo, um salto ainda maior; os homens passam a domesticar os animais e cultivar aterra. Aprendem a moer o grão e dar polimento a seu machado e enxadas, inventam a cerâmica e o tecido, escavam as primeiras minas. (MURARO:1969)

Esse momento marca o fim da etapa nômade do homem, que através do cultivo da terra e da domestificação dos animais, cria novos meios de subsistência, onde Muraro destaca que o motor desse salto foi a descoberta tecnológica dos métodos de cultivar aterra, a invenção da agricultura muscular.

Esta etapa só foi superada no início do século XIX, onde se situa a primeira grande Revolução Industrial. Até então o homem vivia maciçamente do trabalho dos seus músculos cultivando o solo. A invenção veio, num certo sentido, libertar o homem do trabalho de seus músculos, tendo sido este substituído pelas máquinas. Com a difusão da mecanização emgrande escala e a conseqüente libertação do homem da terra, as cidades vão crescendo em importância. O homem passa de figura principal nas relações de trabalho para um mero instrumento de trabalho que, com as constantes modificações das técnicas no ambiente de trabalho, na busca de mais produção e menos mão de obras, vem se transformando em objeto obsoleto.Tem início a civilização urbana, com novasleis psicossociais, novos sistemas econômicos. É a época do capitalismo liberal nos países ocidentais. Criam-se então os grandes impérios econômicos no sentido moderno do termo, e é neste contexto que surgem as principais tecnologias de que abordamos neste artigo. E para atender a demanda econômica deste imenso sistema, a tecnologia entra em cena na possibilidade de acrescentar ao capitalismo aindamais expressão pois, segundo Josgrilberg “o sistema capitalista (…) depende destas novas tecnologias para organizar as transações de mercado financeiro, a cadeias de produção distribuída globalmente, a automação de diversos setores, entre outras atividades”. (JOSGRILBERG: 2005). Esse fato nos revela o motivo pela qual se dá no século XX a maior explosão tecnológica que a humanidade já presenciou,afinal, as maiores invenções que fazem parte do nosso dia-a-dia datam deste século.

Em um século, a humanidade evoluiu tecnologicamente mais do que em todos os mais de 2.000.000 de anos de sua existência, o que nos dá a dimensão da relevância de se compreender o papel da tecnologia em nossas vidas, haja visto o quanto a tecnologia tem participado junto ao homem no seu processo evolutivo,possibilitando as ferramentas necessárias para que essa evolução viessem em um ritmo acelerado.Em contrapartida, a tecnologia vem tomando proporções nas quais o homem não conseguiu acompanhar, devido a velocidade com que as tecnologias se renovam.Quando Granham Bell inventou o telefone em 1876[1], será que imaginou um aparelho portátil que lhe possibilitaria, além de encurtar distâncias, saber aprevisão do tempo?

Mas se a tecnologia é parte determinante de nossa evolução enquanto humanidade, qual o sentido que atribuímos à essas tecnologia em nossa vida e como nos enxergamos enquanto seres humanos a partir das tecnologias? Os primeiros computadores surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1945[2], – contemporaneamente ao surgimento da televisão em todo mundo. Por muito temporeservados aos militares para cálculos científicos, seu uso civil disseminou-se durante os anos 60. A informática servia aos cálculos científicos, às estatísticas dos Estados e das grandes empresas ou a tarefas pesadas de gerenciamento (folhas de pagamento, etc.).A virada fundamental, segundo Lévy, data, talvez, dos anos 70.

O desenvolvimento e a comercialização do microprocessador (unidade de...
tracking img