Cultura da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 CULTURA DA EMPRESA

A palavra “cultura” é um termo antigo e o seu conceito está no centro das discussões sociológicas e antropológicas, mostrando ser um assunto inesgotável, permitindo que sejam feitas interpretações distintas de seus usos e valores. Inicialmente, na sociedade romana, referia-se ao cultivo de produtos relacionados com a terra, à educação, ao desenvolvimento da infância eao cuidado com os deuses.
cultura passou a ser empregada no sentido de entendimento de costumes, línguas, crenças e mitos de povos diferentes. O American Heritage Dictionary apud Freitas (1991) define cultura de maneira mais formal, como a totalidade de padrões de comportamento, artes, crenças, instituições e todos os outros produtos do trabalho e do pensamento humano, característicos de umacomunidade ou população, transmitidos socialmente.
A cultura da empresa é o conjunto de pressupostos, valores, normas e sinais tangíveis dos membros da organização, é o sistema que confere a personalidade da organização, a forma como se fazem as coisas na empresa, as normas, valores e crenças próprios de uma organização. A cultura é um guia de orientação da acção colectiva, comum a uma unidade social(grupo, empresa, sociedade, região), que permite lidar com a incerteza inerente ao ambiente interno e externo.
A cultura de uma empresa é o conjunto de características que a permite distinguir de qualquer outra. Estas características que captam a essência de uma organização, que são :
• Identificação;
• Ênfase no Grupo;
• Focalização nas Pessoas;
• Integração departamental;
• Controlo;
• Tolerânciade risco;
• Critérios de recompensa;
• Tolerância de conflitos;
• Orientação para fins e meios.
Nas palavras de Chiavenato (1999), a cultura refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Ela representa as percepções dos fundadores, dirigentes e funcionários e reflete no modo de ser da organização. A cultura da empresa tem a vercom factores como uma maneira tradicional da organização fazer algo, suas regras e regulamentações, suas políticas oficiais e suas regras não escritas para não desviar-se de qualquer uma dessas normas.
A cultura da empresa também é conhecida por cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativascompartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
A cultura organizacional representa as percepções de todos os membros da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.  Por estarazão, ela condiciona a administração das pessoas.
O estudo da cultura organizacional tem-se desenvolvido a ponto de se tornar cada vez mais um tema obrigatório, para empresários, consultores e intelectuais dedicados ao estudo da administração, da gestão de recursos humanos e do clima organizacional, que procuram entender o que é e o que significa a cultura no contexto das organizações,particularmente as empresas
1.1 ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional é sintetizada nos valores, crenças e pressupostos básicos, e normas corporativas.
1.1.1 OS VALORES DA EMPRESA
Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários, temos como exemplo: acredibilidade, satisfação do cliente, transparência, bem como o bem estar dos recursos humanos que a empresa possui. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
Alguns mitos também fazem parte dos valores da empresa, são os contos que você ouve a respeito dos factos reais ou não que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na...
tracking img