Cultura da banana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cu
Planejamento do bananal
    Essa etapa antecede todas as demais e deve ser exercitada pelo produtor para estudar os diversos aspectos da sua atividade. É importante conhecer a fundo os problemas dos tabuleiros e avaliar as chances de sucesso do empreendimento. Como já referido, a bananicultura é viável nesse ecossistema, porém devem ser adotadas estratégias próprias de condução do bananalpara que não haja problemas no fornecimento de água e nutrientes. A escolha da variedade envolve estudo prévio do mercado consumidor, devendo-se dar preferência àquela que, além de demandada, possua características favoráveis em termos de porte, produtividade e resistência a pragas e doenças. A escolha da área para plantio deve incluir observações criteriosas a respeito das características de solo,como fertilidade, textura, profundidade, drenagem e topografia e, com relação à irrigação, deve-se avaliar a quantidade e a qualidade da água disponível e os custos envolvidos para instalação e manutenção dos equipamentos.
Época de plantio
    O plantio poderá ser realizado em qualquer época do ano, desde que a área cultivada seja irrigada. Em condições de sequeiro, o plantio deverá ocorrer noinício das chuvas, para garantir o desenvolvimento inicial das plantas em período com maior disponibilidade de água. Sempre que possível, deverá ser adotada a prática de cobertura morta, utilizando-se resíduos de baixo custo ou produzindo resíduos vegetais especificamente para esse fim. Essa estratégia deverá ser adotada até que a produção de resíduos do próprio bananal seja suficiente parapromover conservação de umidade que atenda as necessidades das plantas. O plantio deverá ser escalonado, para haver produção de frutos por todo o ano.
Configurações e densidades de plantio
    A seleção da configuração de plantio (arranjo do espaçamento entre as plantas) deverá ser feita com base no clima, porte da variedade, condições de luminosidade, fertilidade do solo, relevo do terreno e níveltecnológico a ser utilizado na implantação do bananal. Nos tabuleiros, em sistemas irrigados, é recomendável o sistema em fileiras duplas devido ao melhor aproveitamento da área e melhor arranjo do sistema de irrigação (Fig. 1). Aliado a isso, esse sistema permite melhor aproveitamento dos restos culturais das bananeiras, garantindo, assim, a conservação da umidade e redução da perda de água porevaporação. Para as cultivares de porte baixo (Nanica e Prata Anã) recomenda-se a configuração de plantio de 4,0 x 2,0 x 2,0 m, para as de porte médio (FHIA 18 e Nanicão) 4,0 x 2,0 x 2,5 m e para as de porte alto (Terra, Prata e Pacovan) 4,0 x 2,0 x 3,0 m. Em fileira simples os espaçamentos recomendados são 2,5 x 2,5 m; 3,0 x 2,0 m e 3,0 x 3,0 m para as variedades de porte baixo, médio e alto,respectivamente.
|[pic] |
|Figura 1. Plantio de bananeira irrigada por microaspersão com distribuição das plantas em fileiras duplas. |

    Plantio 
    Caso o solo apresente problemas claros de adensamento (coesão) será necessário avaliar a possibilidade de realização de subsolagem antesdo plantio, dando assim melhores condições para as plantas durante a fase inicial de crescimento. Esta prática objetiva proporcionar melhor aeração e drenagem do solo e assegurar boas condições para o desenvolvimento do sistema radicular. Vale ressaltar, no entanto, que os estudos de subsolagem com bananeira, em solos de tabuleiro, ainda são poucos, apesar dos bons resultados que se têm obtido comoutras fruteiras.
    Nos solos planos a suave ondulados dos tabuleiros, o sulcamento é mais indicado do que o coveamento, uma vez que permite maior rendimento de serviço, sendo possível abrir mais de 1000 covas por hora. Na abertura dos sulcos deve-se utilizar sulcador de uma só linha, leve (120 kg), que tenha asas removíveis, reguláveis e capacidade de penetração de seu bico no solo, sem as...
tracking img