Cultura da argentina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Argentina



* Folclore
* Danças
* Musica
* Lendas
* Costumes e Festas Típicas
* Pratos Típicos
* Teatro
* Pintura
* Arquitetura
* Cinema
* Literatura
* História em Quadrinhos

Campo Grande - MS
21 de Maio 2012
-------------------------------------------------
Sumário

-------------------------------------------------
Introdução

Acultura da Argentina é extremamente diversa, assim como são as características geográficas e os grupos étnicos do país. Boa parte da atual cultura argentina é influenciada pela imigração europeia, mas os traços indígenas e africanos são latentes nas manifestações culturais da nação, mais especificamente na música e nas artes plásticas. As grandes cidades do país, como Buenos Aires, Rosário e Córdoba,abrigam construções com arquitetura colonial. Estes prédios convivem hoje com as modernas construções da Argentina moderna, combinando, assim, a beleza das construções da época de domínio espanhola, com a modernidade dos trade centers do século XXI.

    Toda essa variedade se reflete na proeminência da cultura argentina em diversas áreas. Desde a literatura até o cinema, passando pelas artesplásticas e pela música, a Argentina tem representantes de sua cultura que se destacam no cenário mundial. 

-------------------------------------------------
Música
O ritmo musical mais conhecido da Argentina é o Tango, que ganhou espaço no cenário mundial na segunda metade do século XX. Este tipo de música criou grandes estrelas conhecidas internacionalmente, como Carlos Gardel, conhecidocomo o maior artista do tango argentino.

   Além de ritmos genuinamente nacionais, a Argentina mostra o vigor de sua cultura ao readaptar os estilos de fora, como o Rock. Desde a década de 70 este estilo tem sido bastante apreciado no país. De lá até aqui, diversas bandas e compositores surgiram e fizeram um grande sucesso, como a Soda Stereo e Sumo, ou Charly Garcia e Fito Páez.-------------------------------------------------
Lendas
Árvore que já foi mulher.
Conta a lenda que nas margens do Rio Paraná vivia uma indizinha feia, de traços rudes, chamada Anahi. Ela era feia, mas nas tardezinhas de verão deleitava a toda a gente de sua tribo guarani com suas canções inspiradas em seus deuses e no amor à terra da qual eram donos. Mas chegaram os invasores, esses valentes, atrevidos eaguerridos seres de pele branca que arrasaram as tribos e tomaram suas terras, seus deuses e sua liberdade.
Anahi foi levada cativa, junto com outros indígenas. Passou muitos dias chorando e muitas noites em vigília, até que um dia o sono venceu sua sentinela e ela conseguiu escapar.

Ao amanhecer, a sentinela despertou e ela, para conseguir seu objetivo, golpeou-o com um punhal eescapou rapidamente para a selva. O grito do carcereiro ferido despertou os outros espanhóis que saíram em sua perseguição e em pouco tempo ela foi alcançada.
Como vingança, lhe impuseram como castigo, a morte na fogueira. Amarraram-na em uma árvore e acenderam a fogueira. Mas as chamas pareciam não querer atingi-la. Sem murmurar uma palavra, ela sofria, com a cabeça baixa. Quando o fogo começoua subir, aconteceu o assombroso milagre – Anahí se transformou em árvore.
No dia seguinte, ao amanhecer, os soldados encontraram uma formosa árvore de folhas reluzentes e flores rosadas, que se mostrava em todo seu esplendor como símbolo de valentia e fortaleza diante ao sofrimento.



-------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Cinema.

O cinema argentino conseguiu destaque internacional na década de 80, com filmes como “A história oficial” e “9...
tracking img