Cultura da africa do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura da África do Sul

Cultura da África do Sul
Introdução
A cultura da África do Sul é muito parecida com a cultura brasileira, é repleta de miscigenação e é influenciada pela diversidade étnica do país. A cultura da África do Sul pode ser vista em diversos lugares e costumes do país, como na alimentação, na dança, na música, entre outras coisas. A África do Sul é um país que já sofreumuito com a discriminação, principalmente durante o tempo do apartheid. Após esse período, a raça negra passou a se relacionar mais com a raça branca, havendo misturas de cultura. Existem muitas raças na África do Sul, entre elas os asiáticos que são de origem indiana e conseguem preservar sua própria cultura, sua língua e sua religião. Existe também na África do Sul uma comunidade chinesa bempequena, embora venha crescendo cada vez mais.

Principais aspectos da cultura sul-africana.
Povo
* Brancos (comunidade européia, principalmente holandeses e ingleses) 5.4m (12%)
* Coloridos (mestiços) 3.8m (8,5%)
* Asiáticos (chineses, indianos) 1.2m (2,5%)
* Negros (grupos étnicos : Zulu, Sotho, Tswana, Xhosa, Tsonga, Swazi, Venda, Ndebele) 34.3m (77%)

Línguas
Na África do Sulexistem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.

Mapa mostrando as principais línguas sul-africanas.  africâner  inglês  ndebele  xhosa  zulu  soto do norte | |   soto do sul  tswana  suázi  venda  tsonga |
Culinária sul-africana
A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.Existe uma espécie de evento social tradicional sul-africano chamado de braai, cujo centro é a comida. Num braai, espécie de churrasco, os homens assam e grelham as carnes, enquanto as mulheres cuidam das saladas e sobremesas. No braai são grelhados diversos tipos de carnes e embutidos (salsicha, coxas de frango, costeletas, carne seca, rabo de boi, linguiça entre outros tipos).
O bitong também écomum na África do Sul. Trata-se de um bife de carne seca que, tradicionalmente, é muito consumido enquanto se assiste alguma atividade esportiva.

Esportes
O futebol é o esporte mais popular do país, mas o críquete e o rugby  também são muito difundidos e praticados na região.
O golfe também é um destaque na África do Sul e em suas regiões podemos encontrar vários campos, sendo que diversos delespossuem mais de cem anos de existência. Já os campos mais novos são bem luxuosos e oferecem aos praticantes qualidade classe A com ingressos não muito caros.
O povo sul-africano é muito esportista e, tanto os homens como as mulheres, praticam esportes de várias categorias, sendo que internacionalmente são mais reconhecidos nas práticas do atletismo, futebol, rugby, críquete, golfe e natação.Outras modalidades muito praticadas nas regiões sul-africanas são as maratonas, que tem atraído participantes de todo o mundo. Dentre elas podemos destacar a Dois Oceanos, a de longa distância Comrades e a “The Argus Pick and Pau Cycle Tour” – corrida de bicicleta.
Além dessas modalidades, a África do Sul tem se destacado ainda com a caça, as trilhas de jipes com tração 4x4 – já conhecidosmundialmente, e o bungee jumping mais alto do mundo, com 216 metros de altura.
O basquete chegou ao país há doze anos, e passou a ser praticado nas escolas a fim de torná-lo mais popular.
O surf é praticado no sudeste da costa, localidade que possui as “Ondas Perfeitas”, podendo-se reunir surfistas e admiradores de todo o mundo. As belezas do local também atraem turistas, para os conhecidos...
tracking img