Cultura Chchu

1214 palavras 5 páginas
Cultura – Chuchu
Necessidades da planta:
Clima: temperatura entre 13ºC e 27ºC; temperaturas mais elevadas provocam queda das flores e frutos. Temperatura baixa prejudica a produção; a planta é muito sensível a geadas e ventos fortes que podem quebrar ramas e brotações ou fazer cair frutos pequenos. Exige boa luminosidade para produzir. Em altitudes de 1.000m. o chuchuzeiro produz o ano inteiro.
Solos: de areno-argilosos a argilo-arenosos prestam-se ao cultivo da planta; devem ser soltos bem drenados e férteis. Solos de baixada bem drenados são interessantes para o cultivo; pH de 5,5 a 6,5. Terrenos com topografia plana a levemente ondulada, proximos a fonte de água, que não recebam sol poente, são os preferidos.
Propagação do chuchuzeiro:
A propagação do chuchuzeiro é feita via frutos maduros brotados; os agricultores produzem seus próprios frutos - sementes. O fruto deve estar maduro, íntegro, com características de forma e textura desejadas. A semente, está apta para o plantio quando a brotação tiver 10 a 15cm. de altura.
Frutos selecionados são colocados sobre leito de terra, bem sombreado e arejado e ligeiramente úmido, deitados lado a lado; após duas semanas a brotação aparece.
Plantio:
- Preparo do solo: consiste em limpeza do terreno, aração e gradagem; antes e depois da aração aplica-se o calcário se for o caso. O preparo do solo deve ser iniciado 90 dias antes do plantio. Em áreas declivosas não se faz movimentação do solo.
- Suporte do chuchuzeiro: é feito com espaldeiramento. Usa-se estacas com 2,5 m de comprimento, arame farpado e arame liso nº 16. As estacas são fincadas para ficarem a 1,8m. de altura no espaçamento de 2m. x 2m. (áreas declivosas), 3m. x 3m. em áreas mais planas. Após fincar estacas distribue-se arame farpado no seu topo, a uma distância de 30cm. entre si; no sentido cruzado ao arame farpado, estende-se o arame liso. Nas últimas estacas de cada fila coloca-se escoras pela parte interna do chuchuzal.
- Carramanchão: também com 1,8m. de

Relacionados