Cultura britanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bem-vindo à cultura polite
Bem-vindo ao Reino Unido. A cultura britânica é uma cultura polida, educada. A polidez e as boas maneiras no trato com as pessoas é um referencial britânico. Para conduzir-se nesta cultura é necessário o uso de algumas palavras mágicas:
Please (por favor) ou excuse me! (com licença), sempre ao dirigir-se à outra pessoa inicie a conversa com a palavramágica: please ou excuse me!; é como você estivesse pedindo permissão para abordar a pessoa; para falar com alguém você precisa de permissão para isto.
Thank you! Agradeça sempre. Toda ação exige uma palavra de gratidão.
Pardon me! Se você não entendeu não diga what, mas sim pardon me.
May I? É a palavra educada para pedir permissão.
O estereotipo de um britânico é uma pessoa educadíssima. É o velho jogo depalavras: até para dar um soco em alguém, na cultura polida, seria necessário pedir licença.

Cultura de trânsito
Você está em um país onde a direção dos veículos bem como a circulação ocorre sempre na mão esquerda, por isto, habitue-se a olhar sempre e cuidadosamente ao lado esquerdo antes de atravessar qualquer rua. O pedestre ocupa um lugar priviligiado na cultura de trânsito no Reino Unido.Atravesse a rua nos locais onde há o sinal de “zebra” para o cruzamento de pedestres. O semáforo é acionado pelo pedestre quando este ainda está na calçada, assim que a luz verde abrir, você deverá passar imediatamente.

A cultura de aproximação e toque
Diferentemente dos relacionamentos aqui no Brasil, você não toca as pessoas ao conversar. Você deverá manter uma determinada distância física dapessoa que você está conversando. Nada de colocar as mãos, ou agarrar a pessoa com abraços e beijos.

A cultura do silêncio
O silêncio é uma característica da vida pública. Você nunca grita, e jamais fala em voz alta. A própria entonação da língua inglesa é comparada com os movimentos das ondas do mar. Existe uma entonação própria para conversar. Nunca grite ou chame alguém em voz alta na rua, noparque, ou em qualquer lugar público. Nem os cachorros latem na cultura britânica.  Dentro de um transporte público: ônibus ou metrô você faz o seu trajeto em silêncio, ou se conversar seria quase que em tom de cochicho. Brincadeiras, músicas, pegadinhas e outros barulhos não é permitido no transporte público.

A cultura das visitas
Você não visita alguém de surpresa. Você marca a visitaestabelecendo o horário e duração da visita. Nunca se chega à casa de um britânico nas horas das refeições. O filar uma bóia não existe, se está é a sua intenção, você ficará sem nada – e ainda que eles estejam alimentando você não será convidado para assentar-se à mesa.

Quando você anunciar o seu desejo de encerrar a visita, dizendo “tenho que ir”, o anfitrião levantará primeiro que você e lheacompanhará até o hall de saída, tomará o seu casaco e até mesmo lhe ajudará a colocá-lo.  Você nunca não será abordado com a frase brasileira: “ainda é cedo!”, se você disse que está na hora, está mesmo na hora de sair. Não é sinal de falta de educação o levantar primeiro que você e conduzi-lo até a porta.

A cultura da hospitalidade britânica
No Brasil se oferece o café mais na saída, quando estápresumindo-se que está quase na hora da pessoa ir embora, mas na cultura britânica “a cup of tea” é sempre oferecida na chegada. Isto devido ao clima, na função de lhe aquecer, assim como no Brasil o oferecer um copo d’água, tem a função de lhe refrescar do calor.

Neste ato está embutido a cultura da temperança em relação ao açúcar.Quando lhe perguntam quantas “spoons” você gostaria, na verdadeesperariam ouvir: uma, ou no máximo duas. As coisas não são adocicadas como o são no Brasil. Aprenda-se portanto a fazer uma auto-tolerância em relação ao uso do açúcar, pois você precisará somente de uma ou duas colheres para dar um sabor doce ao seu chá ou café. Você será perguntado também se é “with milk” ou “no milk”, e o seu chá ou café já virá com algumas gotas de leite. É exatamente...
tracking img