Cultura Brasileira Texto Quem fomos n s no s cuclo XX

361 palavras 2 páginas
1 - Explique a relação entre papeis sociais e escolhas linguísticas
De acordo com Saussure, a língua é um fato social. Os grupos sociais se organizam de acordo com seus valores, aparências e língua, ou seja, considerando seus de traços identitários e pertencimento. O indíviduo faz a escolha linguística considerando as influências exercidas sobre o papel social que desempenha no momento.
O autor identifica em seu texto grupos sociais em função do uso da língua. Através de exemplos, ele mostra a interrelação entre a língua e sociedade, que possibilita aos falantes o papel de sujeitos. Afirma que, é no âmbito das atividades de linguagem, que estes, devidamente situados, emergem e evoluem continuamente.
2 - Diferencie norma, norma culta e norma padrão
O texto aponta uma correlação entre as diferentes concepções de língua(gem) e suas concepções de gramática. Reforça a ideia de que a noção de norma está associada à noção de grupos sociais, ou seja, do uso que cada indivíduo faz da língua.
A norma culta – está associada a certos valores sociais. De acordo com FARACO, ela pode ser entendida como designando a norma linguística praticada, em determinadas situações (aquelas que envolver certo grau de formalidade), por aqueles grupos sociais mais diretamente relacionados com a cultura escrita. É associada àqueles indivíduos que tem alto grau de escolarização, têm papel social que exigem formalidade e existência da cultura escrita. Difundida nos grandes centro urbanos. É escrita ou falada e sujeira à variações e mudanças .
Já a norma padrão – é associada à ideia de língua homogênea descrita; prescrita pela gramática normativa. Tem papel de unificar e neutralizar as variações tornando-se uma referência suprarregional e transtemporal (FARACO, 2002, P.42).
5 - A qual concepções de língua/linguagem a Sociolinguística se filia e como Koch (2002) define o conceito de língua.
Interacionismo
Segundo Ingedore Koch, a língua é um sistema e uma prática social num conjunto. A

Relacionados

  • Cultura Brasileira Texto Quem Fomos N S No S Cuclo XX
    1260 palavras | 6 páginas