Cultura brasileia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O significado de cultura de Gilberto Freyre em Casa-grande e senzala
Gilberto Mello Freyre (1900 - 1987) foi um dos mais influentes sociólogos brasileiros da primeira metade do século XX. A história patriarcal brasileira é o escopo desse livro que procurou desvendar a particularidade cultural do país, tendo influenciado fortemente a forma como ela foi definida e redefinida ao longo dos últimossetenta anos. Entretanto, mostra-se essencialmente equivocado. Alguns dos mais importantes paradigmas para interpretar o desenvolvimento da sociedade colonial brasileira e a identidade nacional surgiram entre os anos de 1920 e 1940. Apesar das diferentes perspectivas e de objetivos existentes, todos partilhavam a tendência de deslocar a noção determinista de raça como conceito básico para a análisesocial e a produção estética, em favor do conceito de cultura. Grade parte dos estudos atuais dedicam-se à reavaliação dessa mudança. Uma visão comum entre os críticos é a de que, nas teorias sociais emergentes na primeira metade do século XX, os conceitos de cultura e classe deslocaram apenas precariamente o conceito de raça. Foi com a obra de Gilberto Freyre que o conceito de raça perdeudefinitivamente o lugar central que ocupava nos estudos sobre o Brasil.
Ao final do século XIX, houve no Brasil um período de intenso debate em torno das ideias de nação e nacionalidade. Antes de Gilberto Freyre, essas polêmicas se concentravam nas relações entre raça e meio ambiente e se caracterizavam por um pessimismo de base, devido à influência, entre os intelectuais brasileiros, de pensadorescomo Gobineau, Agassiz e Buffon. Discutiam-se as implicações nocivas e deletérias do meio tropical e da miscigenação sobre a sociedade nacional.
A grande questão que se colocava era a de como administrar esses passivos para se chegar a uma situação razoável de progresso e civilização. As perspectivas mais otimistas em relação ao futuro alinhavam-se com a teoria do branqueamento. Com os modernistassurgiram as primeiras criticas e atitudes de desconfiança e questionamento desse paradigma determinista, mas foi em 1933 que Casa-grande & senzala, modificou os termos da discussão oferecendo um novo referencial conceitual, teórico e metodológico com o qual se podia pensar as questões nacionais e elaborar para elas novas respostas.

Raça e cultura

O entendimento tradicional de “cultura”como a totalidade dos produtos materiais e simbólicos da interação humana há muito perdeu seu uso entre os cientistas sociais. A definição de cultura não é equivalente à mera descrição dos seus produtos e de como eles se relacionam entre si, e, portanto, o conceito de cultura não pode ser elucidado pelo recurso à definição ostensiva.
Em Anthropology and modern life, publicado em 1929, Franz Boasargumentou que raça tanto não era uma categoria que pudesse ser inferida somente da descrição de traços biofísicos de um indivíduo, quanto, uma vez conhecidos esses traços, não poderia responder por si mesma pela identidade antropológica desse mesmo indivíduo. Boas concluiu que a extrema similaridade de características biofísicas não era condição suficiente para a identificação racial e que raçaera um conceito-tipo que só poderia ser aplicado com sucesso a grupos humanos como abstração de certos traços empíricos e genealógicos de dada comunidade. A antropologia boasiana entende o ser humano como uma convergência de ancestralidade e condições sociais e biológicas externas, e o indivíduo é visto exclusivamente como instância empírica do objeto primário da antropologia: o grupo. Essaperspectiva é a mais importante premissa subjacente a Casa-grade & senzala.

As hipóteses de Freyre

O objetivo de Freyre era o de mostrar como a melhor compreensão do surgimento de um tipo específico de organização familiar, com seu sistema característico de produção econômica e domestica de bens e valores, podia esclarecer algumas disposições básicas da cultura brasileira.
Se Casa-grande...
tracking img