Cultura asiatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Asiática
O Confucionismo é um complexo sistema político, ético e filosófico, baseado nos ensinamentos de Confúcio que, até à actualidade, mantém uma profunda influência na sociedade chinesa, quer a nível do comportamento individual quer em aspectos relacionados com a política e a educação. Enquanto religião, não detém particulares preocupações espirituais nem tem um representante oficialsendo, acima de tudo, um guia moral e um código de boas práticas. Os aspectos sobre os quais o Confucionismo continua a exercer as suas influências na sociedade chinesa são os seguintes:

* uma abordagem hierárquica a todas as organizações
* um acentuado ênfase na educação/escolaridade
* o foco na família como célula fundamental da sociedade em detrimento do ser individual
Ordem eharmonia eram as máximas defendidas por Confúcio, que defensava igualmente que se cada um compreendesse qual o seu lugar na sociedade e aprendesse a ter um comportamento adequado contribuiria largamente para atingir a harmonia social. Neste âmbito, os Confucionistas identificam cinco tipos de relações sociais fundamentais:

* subordinado/hierarquia
* mulher/marido
* filhos/pais
*irmãos mais novos/irmãos mais velhos
* amigos
Nestas relações é esperada obediência e lealdade (do subordinado, da mulher, do filho, do irmão mais novo) em troca de benevolência (da hierarquia, do marido, dos pais, do irmão mais velho).

A influência das regras que regem estas relações na cultura chinesa não é despicienda: daqui advém a considerável reverência que os Chineses, de uma maneirageral, prestam a quem representa o poder. Mesmo que essa reverência não seja genuína, continua a ser importante mantê-la, como forma de preservar a harmonia social. Assim se compreende que frequentemente os Chineses actuem da forma como é suposto actuarem e não necessariamente de acordo com aquilo que sentem, o que dificulta claramente o entendimento e o relacionamento dos Ocidentais com estacultura.
Outra importante influência é a da educação, favorecendo a aprendizagem/escolaridade em detrimento de privilégios aristocráticos hereditários, nomeadamente no acesso a determinadas posições. Ainda na actualidade, o sistema educacional chinês tem as suas raízes na filosofia Confucionista.
O foco na família como célula fundamental da sociedade em detrimento do ser individual, a terceiragrande influência do Confucionismo sobre a cultura chinesa, é também o contrário do que é habitualmente defendido no Ocidente, onde o individualismo é encorajado. Na China a família é tudo e no conceito de família estão incluídos os membros já mortos.
A noção de família na China é abrangente, incluindo não só pais e filhos mas também avós, tios, primos. Normalmente os familiares vivem próximos peloque as crianças e os mais idosos são habitualmente amparados dentro do seio familiar. O papel dos avós é fundamental. Nesta concepção de família, o sucesso de um é o sucesso de todos, mas o contrário também é aplicável - a vergonha de um é a vergonha de toda a família. É frequente na China que os negócios estejam concentrados na família, mesmo as grandes empresas.

A FAMÍLIA

Casamento

Ocasamento tem sido tradicionalmente considerado arranjo entre duas famílias e não uma união de dois indivíduos. Antes da guerra, o casamento foi descrito como "vai ser uma noiva", no sentido de que o movimento era físico pelo qual a mulher entra e se torna um membro da família do marido. Ainda hoje, recepções de casamento muitas vezes são realizadas formalmente pelos dois pais: do noivo e da noiva.No entanto, o conceito ocidental de casamento, no qual duas pessoas se encontram e se apaixonam, sem a intercessão formal de um intermediário, é gradualmente adoptado no Japão. Casamento arranjado está a diminuir de ano para ano, embora ainda seja uma forma de seleção do conjugal. Apenas 10% de todos os casamentos eram arranjados em 1995-1999 (Instituto Nacional de População e Seguridade...
tracking img