Cultura, aritmética e modelos matemáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Existe no Brasil a crença de que a matemática pode classificar os alunos em mais inteligentes e menos inteligentes, ou os que sabem raciocinar e os que não sabem. No entanto, a matemática escolar éapenas uma das formas de se fazer matemática. As vezes, dentre os alunos que não aprendem na aula estão alunos que usam a matemática na vida diária, vendendo em feiras ou calculando e repartindolucros. Este livro analisa a matemática na vida diária entre jovens e trabalhadores que, na maioria das vezes, não aprenderam na escola o suficiente para resolver os problemas que resolvem no dia-a-dia,como olhar o raciocínio de uma forma mais independente da ideologia do saber instituído. O professor de matemática poderá descobrir que o conhecimento matemático é acessível a muitos, mas que é precisosaber interpretar os procedimentos matemáticos desenvolvidos fora da sala de aula. O contraste entre a matemática de rua e a da escola descrito nos estudos deste livro interessa aos educadores,psicólogos, sociólogos, antropólogos e professores de matemática, como profissionais, e a todos que quiserem descobrir porque algumas pessoas são capazes de resolver tão rapidamente contas de cabeça enquantooutras ficam tentando fazer a mesma conta no lápis e papel.

O trabalho infantil mostra que crianças inteligentes são privadas de irem para a escola, precisam trabalhar,trocar informações do dia adia; saem cedo e voltam tarde com o dinheiro para as compras do mínimo para ajudar a sustentar a família, a matemática da vida dessas crianças é excelente, sabem detalhadamente a geografia pois emseu caminho traçam ruas e quarteirões, esquinas e vielas, sabem psicologia pois analisa os seus clientes como bons ou ruins, tem experiência, prática na resolução de problemas, falta-lhe desenvolvimentoescolar mas tem experiência diária.

A vida dessas crianças passa por tantas transformações que, ao chegar na fase adulta, já são mestres na suas atividades de rua, sejam elas certas ou...
tracking img