Cultura antropologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA, UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

Cultura = costume tradicional de um grupo numa sociedade.

Cultura antropológica = É o estudo das semelhanças e diversidades de cultura entre os vários grupos sociais como: a origem e a evolução, por exemplo, são tipos de organização familiar, religiosa ou que seguem as mesmas tendências e costumes daqueles que antecedem aquele grupo social.

Oculturalismo é uma corrente identificada como antropologia cultural em que os principais representantes são: Abram Kardiner, Ralph Linton, Géza Roheim, Melville Herskovitz, Margaret Mead e Ruth Benedict.

O culturalista consiste num sistema de comportamentos sociais transmitidos e aprendidos procurando conhecer o comportamento e ações dos indivíduos e suas influências num grupo social vivente e aestrutura da personalidade conformada por valores fundamentais culturais.

A partir do séc. XVIII a evolução cultural gerou a idéia de aprimoramento da ação humana, da autonomia do indivíduo, de domínio da natureza: a idéia de progresso aparecendo as noções de civilização difundindo essa nova cultura do saber.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão emconsiderar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (isso é denominado etnocentrismo), depreciando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade – discriminando o comportamento desviante.

Comportamentos etnocêntricos resultam em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes, práticas de outros sistemas culturais são vistas como absurdas.O etnocentrismo é um comportamento universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade.

A reação oposta ao etnocentrismo é a apatia. Em lugar da superestima dos valores de sua própria sociedade, num momento de crise os indivíduos abandonam a crença naquela cultura e perdem a motivação que os mantém unidos.

Por exemplo, os africanos, quando foram trazidos comoescravos para uma terra estranha, com costumes e línguas diferentes, perdiam a motivação de continuar vivos e muitos praticavam suicídio.

Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário que o indivíduo tenha um mínimo de conhecimento da sua cultura para conviver com os outros membros da sociedade. Nenhum indivíduo é perfeitamente socializado. São estes espaçosque permitem a mudança, o multiculturalismo.
O etnocentrismo e uma cultura de uma sociedade privada em que só crer naquilo que expressa mediante aquele grupo social e tratam outros grupos socias com diferença e preconceito, mas as crenças e valores de outra sociedade e dependentes da religião, escolha sexual, costumes, etnias, etc. Devem ser respeitados. As teorias que consideram a cultura como umsistema adaptativo: culturas são padrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas ao seu modo de vida (tecnologias, modo de organização econômica, padrões de agrupamento social, organização política, crenças, práticas religiosas, etc.)

As teorias idealistas da cultura são divididas em três abordagens:

• A primeira considera cultura comosistema cognitivo: cultura é um sistema de conhecimento, "consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro da sociedade"

• A segunda abordagem considera cultura como sistemas estruturais: define cultura como "um sistema simbólico que é a criação acumulativa da mente humana. O seu trabalho tem sido o de descobrir na estruturação dos domíniosculturais – mito, arte, parentesco e linguagem – os princípios da mente que geram essas elaborações culturais.

• A terceira abordagem considera cultura como sistemas simbólicos: cultura é um sistema de símbolos e significados partilhados pelos membros dessa cultura que compreende regras sobre relações e modos de comportamento.
Existem dois tipos de mudança cultural:

Interna, resulta da...
tracking img