cultura afro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Culinária


Moqueca Vatapá
Feijoada
A feijoada brasileira, considerada o prato nacional do Brasil, é frequentementecitada como tendo sido criada nas senzalas e ter servido de alimento para os escravos na época colonial. Atualmente, porém, considera-se a feijoada brasileira uma adaptação tropical da feijoadaportuguesa que não foi servida normalmente aos escravos. Apesar disso, a cozinha brasileira regional foi muito influenciada pela cozinha africana, mesclada com elementos culinários europeus e indígenas.A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acaraé, caruru, vatapá e moqueca . Estes pratos são preparados com o azeite-de-dendê extraído de umapalmeira africana trazida ao Brasil em tempos coloniais. Na Bahia existem duas maneiras de se preparar estes pratos "afros". Numa, mais simples, as comidas não levam muito tempero e são feita nos terreirosde candomblé para serem oferecidas aos orixás. Na outra maneira, empregada fora dos terreiros, as comidas são preparadas com muito tempero e são mais saborosas, sendo vendidas pelas baianas doacarajé e degustadas em restaurantes e residências.

Fonte: https ://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_I.php
Data de acesso : 18.11.14

Música


Viola, Médio e Gunga (ouBerra-Boi) Tambores

A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de influências de toda aÁfrica Subsaariana com elementos da música portuguesa e, em menor grau, ameríndia, queproduziu uma grande variedade de estilos.
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são osamba, maracatu, ijexá, ,jongo , carimbó, lambada , maxixe, maculelê.
Como aconteceu em toda parte do continente americano onde houve escravos africanos, a música feita pelos afro-descendentes foi...