Cultura afro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina de xadrez
Justificativa

O ensino do xadrez nas escolas é uma forma de entretenimento lúdico- educacional e deve utilizar métodos que desenvolvam o mais possível, características positivas da personalidade humana, visando integrar o jovem a sociedade e aos grupos que o cercam.
O estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados nocampo intelectual tendem a manter-se no tempo.
É comum notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, por não entenderem o que o enunciado do problema lhes diz. Não sabem analisá-lo, aprendem fórmulas de memórias;quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta. Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera , uma das melhoreslições que a criança pode aprender na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que essa valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo e o xadrez.
Como fundamento legal citaremos apenas a Constituição Federal, onde o seu artigo 217( caput) reza: “é dever do estado fomentar práticas desportivas formais e não – formais como direito de cada um,...”
O Estado garantirá a todoso pleno exercício dos direitos culturais e acesso as fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Objetivos:
Desenvolver no indivíduo a aquisição de conhecimentos, habilidades e destrezas básicas necessárias para a incorporação na vida ativa.
Desenvolver o cálculo e o raciocínio abstrato, adquirindo e aprimorandovalores morais , como: autoestima, solidariedade e respeito mútuo.
Aumentar a consciência de suas potencialidades, assim como a dos outros, aprendendo a ganhar e a perder com dignidade, desenvolvendo a objetividade, capacidade de concentração e pensamento lógico.
Desenvolver a criatividade, concentração, memorização, paciência, disciplina e respeito a adversários.
Sendo assim, optamospela Oficina de Xadrez , como forma de ensinar e estimular os nossos alunos a desenvolver habilidades como: cálculo, raciocínio, atenção, concentração e de valores como: respeito, solidariedade e resgate da autoestima.
















Oficina de Karatê

Justificativa

No mundo de hoje , valores como disciplinas, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado.Pai e mãe frequentemente trabalham e, as vezes não tem condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual dando menos enfase aos fundamentos da educação moral, cujosensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.
A prática do Karatê sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios( como o uso de drogas, por exemplo), nocivos a saúde.

Nesse sentido, podemos dizer que a prática corretade Karatê auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico , ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Objetivos

Além de uma atividade física completa e dedefesa pessoal, tem como objetivos:
Atingir equilíbrio físico e emocional;
Trabalhar a psicomotricidade;
Socialização e integração do praticante;
Estimular os sentidos de atenção e alerta;
Melhorar a concentração, disciplina e respeito com o próximo.
A prática do Karatê em nossa escola será de grande importância, principalmente no que se refere a concentração, disciplina...
tracking img