Cultura afro-brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO METROPOLITANO

LETÍCIA EVELYN DOS SANTOS CRUZ

LEGADO DO INDIO E O NEGROS
TRADIÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS
RAÇA

SIMÕES FILHO/BA
2013
SUMARIO

1- INTRODUÇÃO.............................................................................................. 03
2- LEGADO O INDIO E DOS NEGROS.......................................................... 05
3-RAÇA............................................................................................................ 07
4- TRADIÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRA.......................................... 08
REFERENCIA
ANEXOS

INTRODUÇÃO

Esse trabalho vai relatar um pouco sobre o legado dos indígenas e dos negros á cultura brasileira, o que significa raça e as principais tradições culturais afro-brasileiras

LEGADO DOINDIO E O NEGROS

 De acordo com o senso comum, a cultura brasileira resultou da contribuição de brancos, negros e índios. No entanto, essa questão é mais complexa, uma vez que se corre o risco de generalizações e simplificações.
Afinal, quando se fala de "brancos", é preciso considerar não apenas os portugueses (a chamada "matriz portuguesa") mas também os imigrantes italianos, espanhóis,alemães, poloneses, ucranianos, holandeses, sírios, libaneses, dentre outras nacionalidades). Muitos destes imigrantes chegaram ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX e, já no princípio do século XX, mais precisamente a partir de 1908, esse fluxo imigratório ganhou uma dimensão ainda maior com a vinda dos japoneses. Mais tarde, outros grupos asiáticos, como coreanos e chineses, tambémemigraram para o Brasil.
O vocábulo "negro" também é uma generalização que camufla a enorme multiplicidade étnico-linguística e cultural dos africanos que foram trazidos e se estabeleceram em determinadas regiões do território brasileiro no contexto do tráfico atlântico.
Se há alguns anos era comum fazer referência à "contribuição dos africanos na formação sociocultural brasileira", destacando-se,quase sempre a capoeira, o samba e a culinária, na atualidade, tal "legado" é muito questionado, uma vez que simplifica e banaliza a complexidade da história da cultura, relegando à etnia negra apenas um papel secundário em torno do eixo eurocêntrico.
Em algumas áreas, como no polo açucareiro de Salvador, por exemplo, a presença africana e dos afrodescendentes foi tão expressiva que alguns autoressugerem que houve "uma contribuição portuguesa", num processo de africanização sociocultural.
"Meu pai grande
Ainda me lembro e que saudade de você
Dizendo: eu já criei seu pai, hoje vou criar você
Ainda tenho muita vida pra viver!
Meu pai grande
Quisera eu ter sua raça pra contar
A história dos guerreiros
Trazidos lá do longe, sem sua paz..."
(Pai Grande, Milton Nascimento)

O mesmoraciocínio também se aplica aos "índios" e às suas "contribuições" (hábito de dormir na rede, tomar banho de rio, culinária, etc.). É preciso considerar que, em 1500, eles eram aproximadamente cinco milhões de indivíduos e que, em termos linguísticos, podiam ser agrupados em dois grandes troncos, o macro-jê e o macro-tupi, que englobavam mais de 600 línguas, o que por si só sugere a enormediversidade cultural dos povos indígenas.
Essa questão se torna mais complexa quando se considera que, em determinadas regiões, como na Amazônia, a cultura indígena foi hegemônica no contexto da formação sociocultural da região. 
"A cultura popular viceja sempre. Foi no período anterior à chegada dos europeus que os índios forjaram a tradição de lendas e costumes que ainda hoje estão por aí espalhados,modificados como a história do saci-pererê ou temperados pela mão africana como as canjicas e os munguzás. E os africanos nos trouxeram, de suas distantes pátrias, o ritmo e a força que sobrevivem nas danças e nas religiões populares. Os caboclos e mulatos brasileiros, herdeiros dessa cultura, com as influências da tradição lusitana, mesclaram tudo isso nas festas de São João, nos reisados, nos...
tracking img