Cultura Afro Brasileira Resumo

Páginas: 10 (2458 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2015
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência dasculturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estadosdo Maranhão, Pernambuco, Alagoas,Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e noséculo XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.




Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios,porém, não se sabe ao certo a quantidade de índios que viveram no território brasileiro antes da chegada dos portugueses.Muitos índios morreram de doenças trazidas da Europa por eles,e etnocídio (destruição da própria cultura) pois passaram a falar outra língua, a professar nova religião, alteraram seus modos de vestimenta e alimentação.
Os índios são hoje 0,25% da população do pais, e ocupam principalmente as regiões Norte e Centro-Oeste.

No inicio da colonização, os portugueses foram se fixando no Brasil, e na metade do século XIX, africanos foram forçados a vir paratrabalhar como escravos. Depois de1870, europeus,asiáticos e latino-americanos ,migraram para o Brasil, se miscigenaram entre si com negros e indígenas e formaram a população brasileira atual.
O numero de negros no Brasil, vem diminuindo com o passar dos anos, e o número de pardos vem aumentando pois a miscigenação continua.

No Brasil 6,8% da população é negra, porém, esse numero vem caindo devido amiscigenação.Em pesquisas feitas pelo IBGE,mostrou que nem sempre os mestiços ou pardos se declaram como tal, havendo muitos mulatos que se declaram pretos, enquanto outros se declaram brancos.Além disso, existem muitas pessoas que , por particularidades culturais do lugar onde vivem, não se identificam com nenhuma das cinco opções oferecidas para o enquadramento da resposta.


O DNA do racismoHoje em dia, existem pessoas que dizem que o racismo é uma parte essencial da “natureza humana”, mias isso não é verdade. Pelo contrario, as raças e o racismo são uma invenção recente na historiada humanidade. 

Na Grécia havia escravidão,mais não foram encontradas evidências de racismo, não havia de maneira alguma,a idéia de que eles fossem “naturalmente” inferiores aos seus...
LER DOCUMENTOCOMPLETO










































CEAM – Aluno(a):_____________________ Data: ___/___/2015. Disciplina: Identidade e Cultura. Profª: Maurizete.

Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária

Somente a partir do século XX, manifestações, rituais e costumes africanos começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais
O Brasiltem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente, na região Nordeste do Brasil.
Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura afro brasileira trabalho
  • Cultura afro-brasileira
  • Culturas afro brasileiras
  • Cultura Afro
  • Cultura Afro-Brasileira
  • Trabalho cultura afro brasileira
  • Projeto : a cultura afro
  • Cultura Afro-Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!