Cultura afro brasileira eo samba enredo como metodologia de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema: O samba enredo como metodologia de ensino.
Por que razões as instituições de ensino não abordam a cultura afro-brasileira?
O tema foi escolhido pelas seguintes razões: A diversidade cultural brasileira deve permear as discussões na área educacional e na composição das diretrizes curriculares das diferentes disciplinas,principalmente no que diz respeito à cultura negra.
Nas últimas décadas a sociedade brasileira vem tomando consciência da exclusão social: a existência de grupos que, historicamente, têm enfrentado dificuldades para o acesso aos bens coletivos. Para superar essas dificuldades têm sido propostas políticas públicas afirmativas que dão ênfase à cidadania e à dignidade da pessoa humana. Nestaperspectiva a educação é essencial ao processo de transformação da sociedade, cabendo à escola estimular a construção de valores, hábitos e comportamento que contribuam de forma democrática e comprometida para a formação integral do ser humano.
Historicamente, os movimentos sociais, particularmente os ligados à população afro-descendentes, têm se empenhado pelo direito à educação com vistas àtransformação da realidade social do país. Valorizar a participação dos povos africanos na formação da história brasileira é pertinente e necessário, além de obrigatório a partir da criação da lei n° 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Esta lei veio atender a uma das reivindicações do movimento negro relativamente à educação: colocar o afro-brasileiro como protagonista na construção da sociedade.Existe ainda uma ausência de conteúdos que problematizou a questão de negro nos currículos escolares, privando as crianças negras de conhecerem a sua história, que vai além da escravidão. Pode ser ainda possível observar a demonstração de preconceito provenientes de colegas e professores, que violentam por meio de insultos a identidade negra. O cotidiano escolar vai dando indícios do lugar do negronesse espaço. Muitas crianças acabam resignando-se a esse não-reconhecimento, a ponto de se avaliarem de maneira distorcida, considerando-se incapazes, inferiores e, ao menor sinal de dificuldade, abandona o processo escolar. A dificuldade de auto-aceitação pode ser decorrente de um possível comprometimento de sua identidade devido à atribuição negativas provenientes do seu grupo social.
Oquanto antes iniciarmos o trabalho pedagógico com as nossas crianças, mais cedo oportunizaremos a eles sua formação como cidadão a identidade positiva na valorização do negro em nosso país e em todos os lugares do mundo, fortalecendo o processo de construção da personalidade do afro-descendente.
Neste trabalho procuraremos estabelecer relações entre o samba e o contexto de onde ele foi tirado.Procuraremos usar uma linguagem simples voltada para sala de aula, facilitando a pesquisa do professor e incentivando-o a apresentar aos alunos o desenvolvimento do samba, sua forma, sua poesia e o significado social na época da sua criação.


Cavalleiro (2001) oferece uma contribuição para o processo de reflexão de profissionais de educação na elaboração de estratégias de combate ao racismo noambiente escolar e na sociedade em geral. Composto por textos escritos por vários autores militantes na área, que abordam, de forma articulada, a temática racial no ambiente escolar, “Racismo e anti-racismo na educação” traz análise da presença do preconceito e das discriminações raciais examinando livros infanto-juvenis que circulam no meio escolar, analisando as referências à África, discutindoas repercussões do discurso pedagógico e a questão racial nos PCN’s e buscando tirar da invisibilidade e do silêncio práticas racistas, bem como, oferecendo contribuição para iniciativas que assumam com responsabilidade uma educação anti-racista.


A escola ocupa papel de importância na transformação do processo de exclusão social uma que a compreensão da dinâmica das relações raciais no...
tracking img