Cultura africana no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A influência da cultura africana no Brasil.



ÍNDICE

Introdução Pág.: 1
A influência africana no Brasil:
Em nosso idioma Pág.: 2
Na religião Pág.: 2
Na musica e na danças Pág.: 3
Na culinária Pág.: 3
No folclore Pág.: 3

Bibliografia Pág.: 4


INTRODUÇÃO

A cultura africana chegou a partir do tráficonegreiro, quando milhões africanos foram trazidos forçadamente de seu continente de origem ao Brasil para exercer o trabalho escravo, em um longo período que durou de 1550 à 1850.
A diversidade das culturas de origem africana que se fundiram a cultura brasileira, e as variações destas explicam-se pelo grande numero de “tribos” da África que foram trazidas pelos portugueses ao país, cada uma possuindouma religião, linguagem, costumes, etc., diferentes.
A princípio todos os elementos da cultura africana foram reprimidos, proibidos e seus praticantes punidos. No entanto os escravos nunca deixaram seus costumes para trás, pelo contrário é fato que eles apenas praticavam-nos escondidos de seus donos e superiores religiosos. Com o passar dos anos ocorram acontecimentos que pouco a poucointroduziram definitivamente a cultura dos negros africanos em nosso país, são estes a revolta dos escravos, a formação dos quilombos, e a abolição.
Este trabalho tem como propósito relatar e analisar a influência cultural africana no Brasil. Por meio de pesquisa observa-se o intenso intercâmbio cultural que ocorreu entre o Brasil e seu continente vizinho. Tais trocas culturais ocorrem por séculos duranteo período colonial brasileiro e contribuíram para a formação de uma cultura diversificada que recebe o nome de cultura afro-brasileira. Serão relatas abaixo as áreas em que houve uma maior e mais evidente contribuição africana, são elas na língua, religião, culinária,na dança e música.



A INFLUENCIA AFRICANA NO BRASIL

Em nosso idioma
Facilmente pode-se perceber que alinguagem é uma das áreas mais fáceis de serem influenciadas por alguma cultura estrangeira. Abaixo se encontra um glossário em ordem alfabética com alguns exemplos de palavras correntemente utilizadas que tem sua origem nas diversas línguas faladas pelos diferentes povos africanos:

A abará: bolinho de feijão. acarajé: bolinho de feijão frito (feijão fradinho). angu: massa de farinha de trigo oude mandioca ou arroz.
B batuque: dança com sapateados e palmas. banguela: desdentado. berimbau: instrumento de percussão com o qual se acompanha a capoeira.
C cachaça: aguardente. cachimbo: aparelho para fumar. cafundó: lugar afastado, de acesso difícil. cafuné: carinho.
D dendê: fruto do dendezeiro. dengo: manha, birra.
E Exu: deus africano de potências contrárias ao homem.
F fubá:farinha de milho.
I inhame: planta medicinal e alimentícia com raiz parecida com o cará.
J jiló: fruto verde de gosto amargo. jongo: o mesmo que samba.
M macumba: religião afro-brasileira. maracatu: cortejo carnavalesco que segue uma mulher que num bastão leva uma bonequinha enfeitada, a calunga. miçanga: conchas de vidro, variadas e miúdas. moleque: negrinho, menino de pouca idade.
O Orixá:divindade secundário do culto jejênago, medianeira que transmite súplicas dos devotos suprema divindade desse culto,ídolo africano.
Q quiabo: fruto de forma piramidal, verde e peludo. quilombo: valhacouto de escravos fugidos. quitute: comida fina, iguaria delicada.
S samba: dança cantada de origem africana de compasso binário. senzala: alojamento dos escravos.
T tanga: pano que cobre desde oventre até as coxas. tutu: iguaria de carne de porco salgada, toicinho, feijão e farinha de mandioca.

Assim como pudemos notar há um leque enorme de palavras que tem sua origem ligada ao continente africano. Algumas já caíram em desuso, mas a grande maioria ainda está entre nós, comprava-se a importância da África para a nossa língua.


Na religião
Os negros escravos que vieram...
tracking img