Cultivo de peixes em tanque rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Brasil tem condições extremamente favoráveis para a aquicultura, com clima grande mercado, potencial favorável, disponibilidade de boas áreas, a disponibilidade de grãos para a fabricação de ração animal e potencial hídrico invejável. São 5,3 milhões de hectares de água doce em reservatórios naturais e artificiais, 8.000 km de litoral e vasta rede hidrográfica, o que pode,potencialmente, ser explorada na produção de organismos aquáticos. O cultivo de peixes em jaulas e gaiolas é o custo da alternativa de investimento menor e mais rápido, o que permitirá a utilização adequada dos recursos hídricos ea rápida expansão da piscicultura industrial no país.
A produção de peixes em gaiolas é uma das formas intensivas de criação e atualmente é praticadopopularidade devido ao fácil manuseio e rápido retorno do investimento, juntamente com a alta produtividade que o sistema pode fornecer (Schmitt, 1993). Além disso, é uma excelente alternativa para o aproveitamento racional dos corpos d'água que apresentam dificuldades para a prática da agricultura convencional. Com isso, o número de proprietários rurais interessados em produzir peixes em gaiolas temaumentado nos últimos anos.

1.1 Características do cultivo
O sistema de criação de peixes em tanque-rede e gaiolas apresenta as seguintes vantagens:
* utilização de massas de água inaproveitáveis para a piscicultura intensiva;
* produtividade elevada;
* controle eficiente da população e da sanidade;
* facilidade na despesca;
* menor investimento inicial.
* tecnologiarelativamente barata e simples sendo aplicável a pessoas com poucos recursos;
* aplicável à maioria dos ambientes aquáticos dispensando o alagamento de novas terras;
* facilidade de movimentação e recolocação dos peixes;
* otimização da utilização da ração melhorando a conversão alimentar;
* facilidade de observação dos peixes melhorando o manejo;
* possibilidade de usoótimo da água com o máximo de economia;

2. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

2.1 Gaiolas e redes

Quanto ao formato, pode ser quadrada, retangular, cilíndrico, hexagonal, etc Em geral, as formas quadradas e retangulares apreciar a passagem da corrente de água uniformemente ao longo do lado da superfície do reservatório que flutuam na água e os peixes confinados no interior. Nos tanques cilíndricos, háuma tendência para desviar parte da água que cobria os lados. Outro aspecto importante é a orientação deles em relação à direção do fluxo, assim, o ambiente deve ser organizado de modo que a má qualidade da água que sai de uma gaiola, não entram em direito após o outro. Este equipamento é constituído basicamente por flutuadores (galões, tambores, poliestireno bambu, tubos de PVC, etc.) Submerso naágua que as redes de apoio de nylon, fio de plástico perfurado galvanizado revestido com PVC rígido ou telas, a imagem X tipos de tanques redes e suas especificações, como mostrado na Figura 1a, a disposição funcional da rede de reservatório, 1b. tanques rede em terra, 1c. Tanque de rede instalados.

Figura 1a: Esquematização funcional do tanque rede.

Figura 1b: Modelo de tanque rede em terra.Figura 1c: Tanque rede instalado.

O formato retangular permite uma melhor passagem e renovação de água dentro das gaiolas, removendo os resíduos produzidos pelos peixes. Além disso, as gaiolas devem ser cobertas para evitar predadores, furtos e fornecer a máscara que impede que a radiação UV e diminuir o ponto de vista dos peixes, reduzindo o stress e melhorar o sistema imunológico destesanimais (MENESES, 2009).
Recomendamos o uso de gaiolas de até 10 m3, o que facilita o manejo e é mais vantajoso do ponto de vista produtivo e econômico para a facilidade de mudar a água. Estas estruturas podem ser colocados em reservatórios que tenham uma profundidade mínima de três metros.
A tecnologia pode produzir em média 300 kg/m3/ano, os resultados obtidos principalmente com...
tracking img