Cultivo de bacterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC / Centec
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas

MICROBIOLOGIA

PREPARO DE MEIOS DE CULTURA
E CULTIVO DE BACTÉRIAS

Professor: Jefferson Rodrigues
Data do experimento: 11, 13, 18 e 20 de março. Data de entrega : 25 de março.
Nome: Amanda Morais Campos. N°: 3 Turma: 2° AC/A

Contagem
Março 20131.Resumo:

O procedimento para a semeadura e cultura bacteriana começa pelo preparo correto do meio de cultura – lavagem dos materiais, mistura e autoclavação destes – e transferência das bactérias para as placas. Assim obteremos uma boa qualidade no meio de cultura a ser analisado.

2.Introdução:

O cultivo de bactérias é um procedimento muito comum em laboratório de Análises Clínicas nosetor de microbiologia. Para o cultivo e semeadura de bactérias temos os meios diferencial, seletivo, simples e enriquecido. O meio de Cled, Agar Sangue e Mueller Hinton são enriquecidos e utilizados para cultivar grande parte das bactérias, porém a escolha do meio vai depender do procedimento a ser analisado. Esse procedimento teve o proposito de mostrar os meios de cultura em que podemos preparare analisar diversas colônias de diferentes aspectos.

3.Objetivo:
O objetivo do experimento foi mostrar como deve ser feito uma boa autoclavação, um preparo adequado do meio de cultura e passo a passo da semeadura e observação das bactérias a serem analisadas.

4.Procedimento experimental:
Autoclavação:
O termo esterilização refere-se à completa eliminação de patógenos, agente biológicocom capacidade de reprodução ou potencial infeccioso. A esterilização é o melhor método de eliminação do risco biológico. O uso da autoclave é a técnica mais utilizada nas instituições de saúde e pesquisa, assegurando a completa destruição de microrganismos. Este processo geralmente envolve aquecimento da água em uma câmara sob pressão.
Pesamos 18,075 g do pó do meio de Cled na balança emisturamos pouco a pouco para não sedimentar, até completar 500ml de água destilada .
Enquanto algumas misturavam os outros montaram em fileiras com 10 placas de petri já montadas e lavadas com detergente Spartan assim, embalaram todas em papel Kraft colocando a fita própria para autoclavação , depois de embaladas verificarmos a tomada adequada para ligar a autoclave e depois de ligada colocamos asplacas dentro do cesto da autoclave com a água destilada já no nível da cruzeta , fechamos a autoclave em forma de cruz , ligamos a mesma e abrimos a válvula de escape. Após 15 mim de esterilização chegamos a 121 C , abrimos novamente a autoclave em forma de cruz e retiramos com uma luva apropriada o cesto com as placas já limpas . Abrimos a válvula despejamos em um balde a água que restou.
Comas placas limpas iniciaremos o mesmo processo de autoclavação com o meio de Cled já misturado pronto, sem sedimentação, por 15mim até atingir 121°C para total esterilidade. Quando terminado esse processo ligamos o bico de Bunsen e despejamos o liquido de Cled nas placas de petri próximo a chama em uma área de até 30 cm de distancia. É preciso deixa-las em repouso para a solidificação.
Após asolidificação as placas vão para geladeira e retiramos apenas uma para o teste de esterilidade. Levamos essa placa para a estufa a 37°C e deixamos 24 horas para identificar se houve crescimento bacteriano , se não houver , todas as placas autoclavadas juntas estão estéreis .Caso haja , todas as placas deste lote deverão ser descartadas.
Com o meio de cultura pronto selecionamos alguns lugares paraos testes:
Teste de ubiquidade: Utilizamos o meio de Cled para realizar o teste de ubiquidade na cantina da escola, esse teste consiste em identificar as bactérias de um determinado local. Foi deixada a placa aberta ao ar livre por 20mim, depois foi recolhida, identificada e levada a estufa a 37°C por 24 horas para o crescimento de bactérias.
Teste dos polegares sujos e limpos: Utilizamos o...
tracking img