Cultivo da uva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUCIANA TAGLA OLIVEIRA ZINZIN





CULTIVO DA UVA




PROF. DR. CLEILSON UCHÔA





TAUÁ- CE
2012

SUMÁRIO

1. Introdução
2. Objetivo
3. Uva
4. Exigências climáticas
5. Solo
6. Preparo do solo
* Adubação verde
* Calagem
* Adubação de produção
* Poda de produção
7. Irrigação
8. Adubação
9. Desbaste
10. Doenças davideira
11. Pragas da videira
12. Estratégias de controle de doenças e pragas
13. Colheita
14. Embalagem
15. Tendências no mercado
16. Conclusão
17. Referencias







1. INTRODUÇÃO

Originária da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinífera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncosretorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado. Registros apontam que o cultivo da uva se iniciou no período Neolítico, na região do Egito e Ásia Menor.
A produção industrial e comercial de uvas, no Brasil, está em grande parte concentrada na região sul do País. Além dessa região, podemos citar regiões próximas à capital paulista, principalmente São Roque eJundiaí e a região Nordeste, onde graças a grandes projetos de irrigação, utilizando, principalmente, as águas do rio São Francisco, os resultados obtidos pelos agricultores são extraordinários.


2. OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo abordar como assunto principal o cultivo da uva, mostrando as técnicas a serem utilizadas para a produção.


3. UVA

A uva é o fruto davideira (Vitis sp.), uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua.
As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta tambémcombate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

E podem ser divididas em quatro grupos. Uvas rústicas de mesa, como Niagara Branca, Niagara Rosada, Isabel e Concord, possuem um ciclo de cultivo de 135 a 155 dias. Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente. Existem também asuvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos.
Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para se fazer sucos e geléia. A fabricação do vinho se iniciou desde 6000 a.C. No Brasil, o cultivo da uva começou em 1535 na Capitania de São Vicente, tendo grande impulso com a imigração italiana nos Estados de SãoPaulo e da região sul. Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.


4. EXIGÊNCIAS CLIMÁTICAS

A uva não é uma cultura temperada, que somente se adapta ao clima frio. Na verdade é uma cultura que sofre muita influência do clima, porém se adapta a vários tipos. No Brasil, por exemplo, é cultivada desde oextremo sul até a região nordeste variando logicamente as técnicas produtivas aplicadas em cada localidade.


5. SOLO

A uva é altamente exigente em fertilidade do solo, deve ser “ construída” ao longo do tempo, porém devemos destacar o alto custo desta operação.


6. PREPARO DE SOLO

* Adubação verde: 1 a 2 anos antes do plantio
* Calagem: de acordo com análise desolo, considerando-se os teores ideais de: V % 80%, MO > 2,5%, Ca 2,00 a 4,00 mmol c / dm3, Mg 0,5 a 0,8 mmol c / dm3. E fosfatagem considerando-se o teor de P= 41 a 90 mg / dm3.
* Adubação de produção: É feita baseada na análise de solo e na expectativa de produção, sendo que estes fatores definem a quantidade de adubo utilizada.
* Poda de produção: Após a planta estar...
tracking img