Cultivo da mandioca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NARCIENE XAVIER CASTELLO
NORTONCISTE GUEDES DA SILVA JÚNIOR
MARCO ANDREI GUIMARÃES


















PROGRAMA DE SOCIOLOGIA
HOTEL SALADERO CUÊ
























PORTO MURTINHO - MS


NARCIENE XAVIER CASTELLO
NORTONCISTE GUEDES DA SILVA JÚNIOR
MARCO ANDREI GUIMARÃES













PROGRAMA DE SOCIOLOGIA
HOTEL SALADERO CUÊ[pic]





Orientador: Milton Augusto Pasquoto Mariani
















PORTO MURTINHO – MS


SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3
2. HISTÓRICO .................................................................................................... 53. PROBLEMA .................................................................................................... 8
4. JUSTIFICATIVA ............................................................................................. 9
5. OBJETIVO ...................................................................................................... 11
5.1.METAS ......................................................................................................... 11
5.2 PÚBLICO BENIFICIÁRIO ........................................................................... 11
6. CONCLUSÃO.................................... ............................................................ 12
7. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 13











































1 – INTRODUÇÃO


Hotel Saladero Cue, localizado as margens do Rio Paraguai, com uma estrutura de 18 apartamentos, 09 chalés, equipados c/ ar-condicionado, frigobar, televisão, freezer e churrasqueira, estacionamento, recepção24 horas.

































2 - HISTÓRICO


O Município de Porto Murtinho – MS posicionado a noroeste da Capital com a distância de 443 km possuindo uma abrangência geográfica de 17.735,00 Km² foi criado para servir de escoadouro da industria extrativista de erva-mate. Essa importante atividade econômica que teve inicio no Estado doParaná deu origem às cidades de Curitiba e Paranaguá, de onde se expandiu para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A exploração industrial foi introduzida no atual estado de Mato Grosso do Sul em 1978, no início era clandestina, pois a erva nativa encontrava-se em terras devolutas, que só foi oficializada em 1882, quando o Imperador Dom Pedro II assinou o decreto Número 8.799,oficializando Thomas Laranjeira como o primeiro arrendatário com direito de explorar ervas.
Com a autorização do Governo e o apoio financeiro do empresário argentino Francisco M. Gonçalves, Laranjeira funda em 1882, a empresa Mate Laranjeira, para escoamento da produção de erva-mate foi construído um porto rústico de madeira para o embarque, de modo que os navios pudessem ser carregados com oproduto a ser exportado para Argentina, o maior mercado da erva-mate da América Latina.
Com toda a construção do porto recebeu financiamento do Rio de Janeiro e Mato Grosso, do qual era presidente o Dr. Joaquim Murtinho, o engenheiro quis homenageá-lo e trocou o nome de Três Barras, batizando-o de Porto Murtinho.
Como a exportação da erva-mate exigia meio de escoamento rápido até oporto, a direção da empresa mandou construir, ao longo da estrada carreteira amplos armazéns, depósitos e oficinas. A indústria ervanária possibilitou à região um rápido desenvolvimento, e o porto se transformou no principal canal de escoamento, de fama internacional. Era pelo Porto de Porto Murtinho que entravam as mercadorias destinadas ao consumo da população local e abastecimento de outras...
tracking img