Culinaria cabocla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A culinária desenvolvida pelos caboclos antes do estabelecimento do processo colonizador, certamente passou por intensas modificações, pois a inserção de novos alimentos e novas tecnologias fez comque alguns elementos fossem abandonados, como é o caso da substituição do trempe (Estrutura triangular de ferro, utilizada pelos caboclos para cozinhar os alimentos, onde o fogo era posto embaixo daestrutura e uma panela era pendurada sobre o fogo, havendo outras, estas ficavam ao redor do fogo no chão) pelo fogão a lenha. O caboclo elemento da miscigenação possui aspectos culturais de dois oumais grupos étnicos, significando com isso que a sua culinária é também uma “mistura de etnias”. Há pratos de origens crioulas como também releituras ou adaptações de pratos de outras etnias.

Pato noTucupi
Ingredientes:
01      Pato de tamanho médio
02      litros de tucupi
03      maços de jambú
Condimentos: sal, alho, pimenta de cheiro e pimenta do reino, , chicória e alfavaca
Modo depreparar:
Tempera-se o pato de véspera com os temperos (à gosto), deixe-o na vinha d’alho por uma noite. No dia seguinte leve-o ao forno para assar, regando de vez em quando com o molho que ficou navinha d’alho, para que não fique ressecado. Enquanto isto, leve ao fogo uma panela com água temperada com sal para ferver. Cata-se os galhos de jambú, tirando as florzinhas, lava-se muito bem, quandoabrir fervura na água jogue o jambú para aferventar por 08 minutos. Escorra a água e reserve.

Depois de assado e bem corado o pato, retira-se do forno e corta-se em pedaços. Leve o tucupi ao fogo paraferver, quando estiver fervendo, coloque neste, os pedaços de pato assado. Depois do pato já cozido no tucupi, acrescente o jambú, deixe ferver mais um pouco e apague o fogo. Sirva acompanhado dearroz branco, molho de pimenta de cheiro e farinha de mandioca bem sequinha.

O molho da pimenta de cheiro, é preparado: Esmaga-se as pimentas de cheiro, junte a elas um dente de alho amassado e sal...
tracking img