Cuisenaire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Material Cuisenaire
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin. Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor), é que a sua criação se difundiu com enorme êxito. Levou apenas 13 anos para passara ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 - em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais. (Alguns fabricantes alteram as cores de algumas das barras) O comprimento de cada barra representa um número natural:

Cor Branco(ou cor de madeira) Vermelho Verde-claro Rosa (ou lilás) Amarelo Verde-escuro Preto Castanho Azul Cor de rosa (ou cor de madeira)

Número representado

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Inicialmente foi utilizado para dar a noção de número.

Mas, estudos posteriores vieram demonstrar a sua inadequação para trabalhar esse conceito. É que o número é uma quantidade discreta (separada e distinta) ouseja uma barra será sempre uma barra. Tanto faz que ela tenha 1 cm como 3 cm, como 10 cm, de comprimento. A criança dirá normalmente uma barra amarela, uma barra castanha e não a barra do número 5 ou a barra do número 8. O número não depende do tamanho das coisas que representa, mas sim da quantidade de coisas que representa. O número aparece normalmente ligado ao cardinal de conjuntos e não aotamanho dos elementos do conjunto. Por isso tanto dizemos 1 berlinde como 1 avião, embora o avião seja muito maior que o berlinde. Com as barras Cuisenaire já não é assim pois as barras maiores representam números maiores. Isto não é natural nem fácil de compreender para uma criança porque o número aparece como uma quantidade contínua (como uma medida...) o que implica uma capacidade deabstracção que não está ao alcance dos alunos de 5/6 ou mesmo 7 anos. Por isso a utilização do Material Cuisenaire é mais adequada para medir volumes, para cobrir superfícies desenhadas em papel quadriculado, para fazer construções de sólidos geométricos, para construir gráficos de colunas, para estudar fracções, etc. A partir do 2º/3º ano de escolaridade, quando as crianças já tenham adquirido anoção de número, também podemos utilizar as barras Cuisenaire para a decomposição de números, para a sua ordenação, para fazer operações binárias, etc.. Mas, mesmo nestas idades em que as crianças já poderão compreender estas actividades, não devemos dar muita importância ao Material Cuisenaire, porque há outros materiais muito mais adequados para trabalhar estes conceitos.

Actividades com oMaterial Cuisenaire- 1
Actividade 1

• Pega numa barra de cada cor. • Coloca na mesa essas barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior. 1. De que cor é a barra menor? __________________________________ __________________________________ 2. De que cor é a barra maior? _____________________________________________________________ 3. De que cor são as barras mais pequenas que a amarela?______________________________________________________________ ____________________________________________________________ 4. Qual a barra imediatamente mais pequena que a amarela? _____________________________________________________________ 5. Quais são as barras maiores que a preta? __________________________________________________________________________________________________________________________ 6. Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? _____________________________________________________________ 7. Qual a barra que está entre a verde-escuro e a castanha? _____________________________________________________________ 8. Quais são as barras que estão entre a amarela e a verde-escura? _____________________________________________________________...
tracking img