Cuidar da nossa riqueza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

carlos henrique siqueira de oliveira segundo

Corpos hidrico, rediduos solidos e estatistica
Cuidar da nossa riqueza

Brasiléia
2011carlos henrique siqueira de oliveira segundo

Corpos hídrico, resíduos sólidos e estatística
Cuidar da nossa riqueza

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para a disciplina: corpos hidricos, residuos sólidos, estatistica
Orientador: Rosimeira Midomi Lima, Thiago Augusto Domingos, Eliane Araman



Brasiléia
2011Introdução
Poluição das águas é causada pela introdução de matéria ou energia em algum corpo hídrico pela atividade antrópica, que venha alterar suas características físico-químicas e biológicas, porexemplo, aumento da temperatura de um rio provocada pelo despejo de água de caldeira. A introdução de matéria ou energia quando causa danos à saúde do homem direta ou indiretamente, é considerado comouma contaminação. A contaminação pode estar associada a agentes patogênicos e contaminantes químicos.
Os poluentes podem ser divididos em dois grandes grupos, compostos biodegradáveis e compostosrecalcitrantes. Entre esses dois grupos, o efluente doméstico típico é considerado como biodegradável, sendo que sua decomposição e tratamento são tecnicamente simples. A fonte de poluição pode serpontual ou difusa. A poluição pontual é quando o ponto de lançamento da carga poluidora é bem definido (descarte de esgoto in natura em corpos de água), já na poluição difusa não é possível definir esseponto, sendo esta poluição oriunda, normalmente, de uma extensa área (lavagem das superfícies pelas chuvas).Quando a poluição causada pelo despejo de efluentes industriais, comercias e domésticos épontual, as ações de controle são mais rápidas e eficazes. As ações de controle sobre a poluição difusa são dificultadas pela inexistência do ponto de lançamento específico.
Os principais poluentes...
tracking img