CUIDANDO DO IDOSO COM ALZHEIMER: MEDIDAS PARA EVITAR O DESGASTE DO CUIDADOR

Páginas: 43 (10615 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Curso de Enfermagem



GLEICY SANTOS PEREIRA





CUIDANDO DO IDOSO COM ALZHEIMER: MEDIDAS PARA EVITAR O DESGASTE DO CUIDADOR









Itabuna – BA
2011
GLEICY SANTOS PEREIRA







CUIDANDO DO IDOSO COM ALZHEIMER: MEDIDAS PARA EVITAR O DESGASTE DO CUIDADOR



Trabalho monográfico apresentado à Faculdade de Tecnologia eCiências – FTC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Prof.ª Esp. Deise Rocha de A. Blós Azevedo de Souza





Itabuna – BA
2011
GLEICY SANTOS PEREIRA


CUIDANDO DO IDOSO COM ALZHEIMER: Medidas para Evitar o Desgaste do Cuidador

Trabalho monográfico apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, como requisito parcial paraobtenção do título de Bacharel em Enfermagem e aprovado pela seguinte banca examinadora:

Aprovado em: ____/____/________


__________________________________________________________


­__________________________________________________________


__________________________________________________________



Itabuna – BA
2011
DEDICATÓRIA



Dedico ao meu esposo, a minha prima Marcellye a todos os idosos acometidos pelo Mal de Alzheimer bem como a seus cuidadores pela dedicação integral.




























AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por tão grande amor incondicional que me conduziu à conquista de mais um sonho; pela força e sustento sempre ao longo da caminhada. Obrigado meu Rei, palavras não existem que possam mensurar minhaeterna gratidão e amor por Ti.
Ao meu esposo, por estar sempre ao meu lado independente das circunstâncias e que sempre foi o meu porto seguro e a fonte de forças para nunca desistir; pela compreensão, incentivo e participação. Amar-te é sempre um prazer!!!
Aos meus familiares, que direta ou indiretamente sempre estiveram presentes, nas lembranças, no orgulho, no amor... Obrigado por tudo, poisa guerreira que sou aprendi no seio familiar. Em especial às minhas primas: Marcelly, você foi a inspiração e razão da realização desse sonho e a Hellen, por dispor e sacrificar seu tempinho de folga para me ajudar em meio ao caos.... Valeu primas!!!
Ao sogro e sogra por me amarem tanto... pelas orações, carinho, palavras de incentivo e conforto; por serem referência de servos de Deus em minhavida... Amo-os como meus pais! Minha cunha que durante todo esse tempo, dividimos alegrias e tristezas, pois como eu, você também estava lutando por seus sonhos... Obrigado por ser exemplo de dedicação e determinação. Orgulho-me de você e sucesso sempre!!!
A Renata Ninck, minha irmã, amiga, companheira de todas as horas... Sem você não sei o que seria de mim... És um grande presente do Senhor pramim, alguém que me ensinou o verdadeiro sentido da amizade e me suportou (rsrs);não quero perder-te nunca...À Marcelo obrigado pelo carinho e auxílio sempre!!!
Aos muitos amigos, que no dia-a-dia me incentivaram com palavras de carinho e motivação. Em especial a Netto, Jacques, Jôse, Rê Rocha, Batuba, vocês são achegados como irmãos.
Aos meus mestres, por toda dedicação e conhecimento que nos foiconferido. Com muito carinho e admiração, agradeço a minha orientadora, referencial de pessoa e profissional, Deise Blós por sempre se importar com nossa verdadeira formação. Obrigado. Muitas das suas palavras ficaram gravadas em meu coração e vou leva-las para sempre comigo no decorrer da jornada...
À família Videira, por ter participação contínua em minha vida. Valeu todas as orações, poisestá se cumprindo mais uma promessa de Deus em mim. Em especial Tio Genildo e Tia Cacilda pelas intercessões desde sempre... Vocês são especiais!!!
E finalmente, a todos que participaram direta ou indiretamente, muito obrigado!!!




































“Tudo que existe e vive, precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alzheimer, cuidando do cuidador!
  • cuidando do cuidador de idosos
  • O enfrentamento do cuidador do idoso com alzheimer
  • Desgastes psiquicos do cuidador do portador da doença de alzheimer
  • A Convivência e Suas Repercussões para o Cuidador-Familiar do Idoso com a Doença de Alzheimer
  • Cuidando do cuidador
  • Cuidando do cuidador
  • Cuidando do cuidador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!