Cuidados paliativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidados Paliativos


São Paulo
2012





Cuidados Paliativos

Trabalho direcionado a disciplina de Psicologia, do curso Tecnologia em Radiologia da Universidade Nove de Julho sobre orientação do professor Alexandre.

São Paulo
2012

Sumario
Introdução 4
O que são cuidados paliativos? 5
História dos cuidados paliativos 5
DUAS GRANDES MULHERES LUMINARES NA ARTEDE CUIDADOS NO FINAL DE VIDA: CICELY SAUNDERS E ELIZABETH KUBLER-ROSS 6
Dame Cicely Saunders (22/6/1918 - 14/07/2005) 6
Elizabeth Kubler-Ross (8/7/1926 – 24/08/2004) 7
Alguns princípios fundamentais dos cuidados paliativos 8
Algumas questões éticas em cuidados paliativos 9
Os cuidados paliativos no Brasil 10
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução
Esse estudo mostra a grandeimportância do ser humano como um ser vivo que precisa de cuidados especiais nos seus momentos mais difíceis e delicados da vida, compreender e aceitar a doença não são tarefa fácil para paciente e família, pois estamos tratando de um ser com sentimentos, angústias frustrações e tristezas, que muitas vezes está acompanhada por uma perda angustiosamente esperada, é aí que entra o papel dosprofissionais da área da saúde prestando cuidados, conforto um pouco de calma ao paciente e família, pois a vida humana deve ser valorizada até seu último suspiro, com o intuito de amenizar e aliviar um pouco essa dor e fazer o paciente sentir que não está sozinho nesse momento tão delicado. Assim esse estudo é para compreendermos um pouco do que são esses cuidados paliativos e os pontos fundamentais dessescuidados.

O que são cuidados paliativos?
O termo paliativo deriva do latim pallium, que significa “manto”. Esta etimologia aponta para a essência dos cuidados paliativos: aliviar os efeitos das doenças incuráveis, ou prover um manto para aquecer aqueles que passam frio, uma vez que não podem mais ser ajudados pela medicina curativa. Os cuidados paliativos são uma forma de humanizar e aliviaras dores e sintomas de um paciente em fase terminal onde seu diagnóstico já está definido pelo médico como uma doença sem cura, fornecendo uma qualidade de vida. Para isso existe a necessidade de uma equipe multiprofissional preparada e capaz de atender as necessidades físicas, psicológicas, espirituais e muitas vezes familiares.
Esses cuidados são de extrema importância para o paciente e osque estão em sua volta familiares e amigos, por exemplo: o paciente na sua etapa final de vida sente necessidade de companhia carinho, atenção e saber que está amparado por seus entes queridos, outra necessidade muito importante é não deixar esse paciente com dor, fome ou simplesmente não realizar higiene corporal, é aí que os profissionais da saúde entram com grande papel cuidar aliviar e prestarconforto e apoio a esse paciente é uma forma humana de atender as necessidades desse paciente, ter paciência e entender a ansiedade da família também é fundamental.
As instituições também têm papel importante nos cuidados paliativos, por exemplo, autorizando a entrada de lideres religiosos de acordo com a crença de cada paciente, pois isso dá um conforto espiritual ao paciente e família,pois opaciente tem direito de uma vida e uma morte digna e respeitosa.
A Organização Mundial da Saúde em 1990 definiu Cuidados Paliativos como sendo “o cuidado ativo total de pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo. Controle da dor e de outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual são prioritários. O objetivo dos Cuidados Paliativos é proporcionar amelhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares”.

História dos cuidados paliativos
Nos tempos medievais, o termo “hospice” era usado para descrever o lugar de acolhida para peregrinos e viajantes. Na Europa, a associação entre “hospice” e o cuidado dispensado aos pacientes que estão morrendo na data de 1842, com o trabalho de Jeanne Garnier, em Lyon, na França. Na Irlanda, as Irmãs...
tracking img