Cuidados de saude primários

Páginas: 10 (2358 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
Trabalho:

Cuidados de Saúde Primários



LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE: SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE

DOCENTE:
DISCENTE:

ÍNDICE

Introdução ……………………………………………………………………………..4
Conceito de Saúde segundo a OMG……………………………………………….6
Desenvolvimento Histórico………………………………………………………….7
Funções do serviço Social na Saúde ……………………………………………..11
Reflexão critica ………………………………………………………………………12
Bibliografia ……………………………………………………………………………13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Serviço Social na Saúde, do 2ºano do Curso de Serviço Social e tem como objectivo identificar e compreender a evolução do estado de saúde em Portugal na vertentedos Cuidados de Saúde Primários.
Desde os tempos mais longínquos sempre houve por parte da humanidade uma crescente preocupação com o seu bem-estar físico e psicológico, saúde ou doença, embora a sua interpretação e compreensão, nunca tenha sido unânime ao longo do percurso da Medicina. O isolamento dos povos, quer por fronteiras naturais geográficas, linguísticas ou culturais, permitiramdiferentes construções e significações, apoiadas em crenças, causas mágico religiosas e científicas, que tornaram difícil um conceito universal para o estado de saúde ou doença, pois a determinação deste, é difícil por ser multicasual e factorial porque corrobora com os factores económicos, sociais e culturais de um indivíduo, grupo ou sociedade.
Ao analisar a evolução dos cuidados de saúde primários emPortugal nos últimos quarenta anos, tendo em conta o que foi definido na Conferencia Internacional de Alma-Ata (1978) referente aos cuidados de saúde primários, verifica-se que o mesmo está construído por várias etapas bem distintas, acopladas a diferentes agendas políticas.
A partir de 1979 foram criados os primeiros centros de saúde denominados por centros de saúde de primeira geração para apratica da saúde publica nomeadamente, vigilância da saúde materno-infantil, vacinação, saúde escolar e ambiental e sanitária.
Em 1983 dá-se a fusão entre os centros de saúde de primeira geração com os inúmeros postos Médico-sociais de previdência existentes, que resultou numa maior abrangência, mas com bastantes lacunas que dificultam o acesso a consultas, visitas domiciliárias e na própriaorganização e definição de objectivos e prioridades.
Em 1999, após terem sido experimentados no terreno os “projectos alfa”, que detectaram muitas falhas no sistema de saúde, foi publicada legislação que permitisse colmatar essas mesmas falhas, neste contexto surgem os centros de saúde de terceira geração, que trazem profundas alterações a nível estrutural como organizativo, com novas práticas demedicina e diferentes regimes remuneratórios.
Em 2005 através da resolução do conselho de Ministros nº157/2005 é criada a Missão para os cuidados de saúde primários, para coordenar e acompanhar a reforma dos cuidados de saúde primários e reconfiguração dos centros de saúde, que actualmente ainda se encontram em fase de implementação e transição.

Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde“saúde como estado de completo bem-estar físico, psíquico e social. Esta definição tem sido acusada de idealismo já que, sendo a vida humana feita de tensões, dificilmente uma pessoa se sente em completo bem-estar o que não quer dizer que não viva com saúde. Ela é no entanto uma definição importante que corresponde à preocupação nova da segunda metade do século XX, de situar a saúde numa perspectivapositiva em que ter saúde deixa de ser apenas o oposto de estar doente. Definir saúde como bem-estar foi muito importante porque deu consistência à mudança que a realidade social vinha construindo, de saúde como um estado individual em que a pessoa não está doente, para saúde como realização do potencial humano aos níveis biológico, psicológico e social em que não basta não haver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUIDADOS PRIMARIOS DE SAUDE
  • Saúde mental nos cuidados de saúde primários
  • Cuidados Primários, Secundários e Terciários de Saúde na Infância
  • cuidado em saude
  • Cuidados com a Saúde
  • Cuidados com a saúde
  • Determinantes de saúde cuidados de saúde
  • Concepção saúde e doença e o cuidado em saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!