Cuidados de enfermagem no trans-operatório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O cuidado de enfermagem no trans- operatório
Aline Carrilho Menezes

Período trans- operatório
 Compreende

o momento de recepção do cliente no C.C e o intra- operatório realizado na S.O  As ações de enfermagem devem assegurar a integridade física do cliente.  Ambiente seguro e técnicas assépticas rigorosas.

Montagem da sala cirúrgica
Lista de cirurgia  Verificação dos materiais,aparelhos e solicitações especiais.  Limpeza e desinfecção.  Verificar lavabo e soluções.  Antes da recepção do cliente tudo deve ser limpo e desinfectado com álcool a 70% ou outra solução padrão.


Testar o funcionamento dos equipamentos.  Checar materiais esterilizados.  Checar carrinho de anestesia.  Preparar solução endovenosa (IV ou EV) conforme rotina e prescrição, bandeja deanti-sepsia, e dispor pacotes de aventais, campos, luvas e caixa de instrumentais.  Abertura dos pacotes estéreis. (em mesas ou aberto afastado do corpo).  Oferecer ao profissional.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Cordialidade  Tranqüilidade  Confiança  Privacidade física e conforto.  Identificação do paciente quantas vezes for necessário.  Chamar pelo nome completo.


Fluxodo cliente no centro Cirúrgico
Conferir prontuário.  Conferir cuidados pré- operatórios.  Anotações de história alérgica a medicamentos.  Condições físicas e emocionais.  Tricotomia (se rotina).  Encaminhar para S.O


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Através do corredor interno do C.C, o cliente é transportado em maca, sempre as grades levantadas.  Após a conferencia dos dados, ocliente deve ser transportado da maca para a mesa cirúrgica.  Posicionamento dos frascos de solução, drenos e sondas, caso existam.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Ao posicionar o suporte do braço (para infusão endovenosa) sob o colchonete da mesa, deve-se por o braço do cliente num ângulo inferior a 90 º em relação ao corpo, para evitar dores musculares e articulares no pós-operatório.  Controle da Pressão arterial pelo monitor- hipotensão arterial provocada pela anestesia ou perdas sangüíneas.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Ética profissional ( respeito com o cliente anestesiado ou sedado).  O paciente pode apresentar hipotermia, baixa temperatura da S.O , e administração de líquidos gelados, feridas e cavidades abertas e diminuição da atividade muscular. Trocar campos molhados e administrar soluções mornas.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Anestésico administrado na dose correta, para evitar dor.  Manter os olhos ocluídos- úlceras de córnea.  Posicionamento do cliente para evitar ulceras por pressão e dor no pós.  Evitar extravasamento de solução para fora da veia.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico


Comunicaralterações durante o ato cirúrgico.  Posicionamento do cliente de forma anatômica, possibilitando as condições de respiração evitando distensões musculares, compressão de nervos e saliências ósseas.  Posições: decúbito dorsal, ventral, Trendelemburg, litotômica e decúbito lateral, sentada.

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico


Auxiliar na paramentação

Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Oferecer para o cirurgião a bandeja de material para antissepsia.
Auxiliar o anestesista a ajustar o arco de narcose (suporte metálico curvo, utilizado para separar o campo operatório das atividades do anestesista).



Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Bisturi elétrico (aplicar gel na placa neutra)- neutralizar as cargas elétricas.  Colocar a placa em tecido muscular extenso(panturrilha, nádega ou região escapular, coxa ou abdome), o mais próximo possível da incisão.  Evitar locais com pêlos, úmidos, de contornos irregulares e com tecido adiposo.


Fluxo do cliente no centro Cirúrgico
Observar indivíduos portadores de marca-passo cardíaco. As correntes podem interferir no circuito, inibindo os pulsos.  Queimaduras provocadas por uso de eletrocautério.  Contato...
tracking img