Cuidados de enfermagem na psiquiatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 51 (12638 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL


INTRODUÇÃO:
No Brasil, após uma longa trajetória pela implementação da Reforma Psiquiátrica, houve a aprovação da lei 10.216, de 06 de abril de 2001, de autoria do Deputado Paulo Delgado, na qual se estabeleceu a reorientação da assistência à saúde mental na perspectiva da reabilitação psicossocial.
A política de saúde mental atualpreconiza vários dispositivos, como Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais-Dia, Leitos em Hospitais Gerais, Ambulatórios com espaços de convivência coletiva, Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), Programa de Volta Para Casa (PVC) e Projetos de Geração de Renda como direitos inerentes a qualquer ser humano.
Na perspectiva da Reforma Psiquiátrica e em defesa da humanização da atenção emsaúde mental o papel das emergências psiquiátricas, sobretudo em hospital geral, vem sendo redefinido nas últimas décadas. A internação deixou de ser a única opção de tratamento.
Segundo a Lei 10.216 no parágrafo único, incisos I e II refere sobre os direitos da pessoa portadora de transtorno mental e diz:
I – ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;II – ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;
A emergência psiquiátrica envolve situações de alteração do pensamento (delírio), alteração comportamental (violência), que se dá em razão do surgimento de quadros psiquiátricos ou sua agudização, quando crônicos e emfunção de uso abusivo de álcool e outras drogas.
Todos estes casos requerem atendimento rápido, alguns estão associados a risco de morte, como, nas tentativas de suicídio e complicações clínicas. Nestas situações, freqüentemente, as intervenções terapêuticas realizadas em curto espaço de tempo, contribuem para diminuir agravamentos e riscos de seqüelas.
A qualificação dos profissionais de saúdepara acolher e atender usuários em emergências psiquiátricas define a qualidade deste atendimento e contribui para o melhor desenvolvimento do caso.
Os serviços nos quais estes usuários serão atendidos devem estar igualmente qualificados para a abordagem das emergências psiquiátricas. Esta abordagem deve estar pautada numa ambiência adequada e num cuidado multiprofissional de caráterinterdisciplinar.
No sentido de favorecer a atenção integral e qualificada às pessoas acometidas de sofrimento mental agudo em situações de emergências psiquiátricas é que a Gerência de Enfermagem da Subsecretaria de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – GENF/SAS/SES/DF apresenta este manual.
Nele são apresentados esclarecimentos aos profissionais da equipe de enfermagemacerca das emergências psiquiátricas e dos cuidados que se deve prestar às pessoas acometidas de sofrimento mental agudo em situações de emergências psiquiátricas.










































1. Definições
EMERGÊNCIA: Ocorrência ou situação perigosa, de aparecimento súbito e imprevisto, necessitando de imediata solução (CHAVES, 2010)
URGÊNCIA:Ocorrência ou situação perigosa, de aparecimento rápido, mas não necessariamente imprevisto e súbito, necessitando de solução em curto prazo (CHAVES, 2010)
EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA: Situação de crise em que o funcionamento geral é gravemente prejudicado e o indivíduo se torna incompetente ou incapaz de assumir responsabilidades pessoais (TOWNSEND,1998).
AGITAÇÃO PSICOMOTORA: Caracteriza-se porinquietação, aumento da excitabilidade psíquica, resposta exacerbada aos estímulos, irritabilidade, atividade motora e verbal aumentadas, inadequadas e repetitivas, podendo cursar com agressividade. É uma emergência psiquiátrica, cuja intervenção terapêutica imediata é imperativa (CHAVES,2010)
CRISE: Situação de incapacidade momentânea do indivíduo para lidar com o estresse, na qual o sujeito...
tracking img