Cuidados da enfermagem na prevenção da sífilis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4358 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUIDADOS DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA SÍFILIS



RESUMO

A sífilis é uma doença infecciosa a qual constitui um grave problema de saúde pública. Por se tratar de uma doença transmissível e com índices epidemiológicos consideráveis, esta revisão tem-se como objetivo identificar os aspectos clínicos, epidemiológicos, tratamento e atuação da enfermagem na prevenção da sífilis. E osespecíficos: investigar os parceiros sexuais para evitar novas contaminações da sífilis; apresentar através de palestras e folders os aspectos clínicos e epidemiológicos da sífilis; incentivar os pacientes com sífilis a fazerem o tratamento com cautela. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e de cunho qualitativo. A pesquisa foi de inefável relevância para o conhecimento dospacientes acerca dos cuidados da enfermagem na prevenção da sífilis. O enfermeiro desempenha um papel fundamental no processo do cuidar em saúde, pela implantação de ações preventivas, além de identificação diagnóstica precoce da doença e terapêutica adequada para recuperação da saúde dos pacientes.

Palavras-chave: Sífilis. Doença. Prevenção. Tratamento. Enfermeiro.


ABSTRACT

Syphilis is aninfectious disease which constitutes a serious public health problem. Because it is a communicable disease and with considerable epidemiological indices, this review has the objective to identify the clinical, epidemiological, treatment and nursing interventions in the prevention of syphilis. And the specific: to investigate the sexual partners to prevent new infections of syphilis, presentinglectures and folders through the clinical and epidemiological features of syphilis, with syphilis encourage patients to make treatment with caution. This is a bibliographical research, exploratory, descriptive and qualitative. The survey was of unspeakable importance to patients' knowledge about the care of nursing in the prevention of syphilis. The nurse plays a key role in the process in health care,implementation of preventive actions, and identifying early disease diagnosis and therapy to restore health of patients.

Keywords: Syphilis. Disease. Prevention. Treatment. Nurse.





1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a alta incidência das doenças sexualmente transmissíveis têm se tornado grande problema de saúde pública. Vale refletir que estamos em pleno terceiro milênio, vivendo num mundoglobalizado com avanços e descobertas acontecendo constantemente na área da saúde. Considerando a Sífilis dentro deste parâmetro, notamos um visível desconexo, pois um dos problemas que necessita do mínimo de sofisticação tecnológica é motivo de preocupação na saúde do Brasil.
A Sífilis não tratada ou tratada de maneira ineficaz no estado; do estado gestacional pode acarretar a manifestação dasífilis congênita, e esta tem como vítima os fetos. Além disso, é a que ocasiona as maiores sequelas, bem como maior índice de óbito fetal e de recém nascidos.
Conforme os fundamentos científicos, ao ser acometido pela Sífilis, os indivíduos podem não se curar desta, mesmo após seu tratamento, permanecendo o vírus em estado de latência.
Então, é viável enfatizar a necessidade em discorrer por meiode estudos a relevância em aprofundar a ideologia que vise à prevenção como proposta de tratamento primordial à sociedade, no intuito de promover meios alternativos que não seja apenas o tratamento farmacológico após a patologia instalada, mas também a prevenção como promoção à saúde dos indivíduos susceptíveis.
Os profissionais da área da saúde têm participação importante em ser um veículo deinformações baseadas na atenção primária, que inclua as doenças sexualmente transmissíveis, promovendo, assim, ações nas quais incluam novas formas, não utilizando de fórmulas igualitárias para “as sociedades”. É preciso suscitar a compreensão de que os custos e benefícios da prevenção da Sífilis se tornam mais favoráveis do que o tratamento, pois esta é uma oportunidade que os cofres públicos...
tracking img