Cuidados com Eletracidade

656 palavras 3 páginas
Choque Elétrico
Um dos mais graves e infelizmente, também um dos mais comuns riscos em eletricidade, o choque elétrico, que nada mais é do que o conjunto de efeitos gerados no corpo humano pela circulação de corrente elétrica. Em termos de riscos fatais, o choque elétrico, de um modo geral, pode ser analisado sob dois aspectos:
Corrente elétrica de baixa intensidade: A corrente elétrica depende da tensão e da resistência, como vimos anteriormente, sendo assim se temos tensão baixa e resistência alta temos baixa corrente. No caso de choques por correntes baixas os efeitos mais graves a considerar são as paradas cardíacas e respiratórias.
Corrente elétrica de alta intensidade: Neste caso temos tensão alta e resistência baixa. Nos choques por correntes altas o efeito térmico é o mais grave, ou seja, queimaduras externas e internas.
Podemos dizer então, que em casos de trabalhos com tensões altas, para evitar os choques elétricos, ou minimizar seus efeitos, deve-se aumentar a resistência, por isso o uso de botas e luvas adequadas.
Visto isso, não podemos afirmar que tensões altas sempre são responsáveis por choques com correntes elevadas ou que tensões baixas resultam em choques de baixa intensidade, pois, a corrente elétrica depende também da resistência.
Os efeitos do choque elétrico dependem de vários fatores, podemos citar principalmente:
Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano;
Intensidade da corrente elétrica;
Tempo de duração;
Área de contato;
Frequência da corrente elétrica;
Condições da pele do indivíduo;
Constituição física do indivíduo;
Estado de saúde do indivíduo;
Entre os efeitos produzidos no corpo humano pelo choque elétrico podemos evidenciar:
Elevação da temperatura dos órgãos, devido ao aquecimento produzido pela corrente do choque;
Rigidez dos músculos;
Comprometimento do coração quanto ao ritmo e batimento cardíaco;
Comprometimento da respiração;
Deslocamento de músculos e órgãos internos;
Devemos atentar ao fato de

Relacionados