Cuidados ao rn na sala de parto

Na sala de parto, os cuidados iniciais constituem-se em elementos de fundamental importância para o bem estar do recém-nascido. A seguir, descreveremos as principais medidas a serem adotadas:
1)posicionar o recém-nascido corretamente imediatamente após o parto; o bebê de baixo risco deve ser colocado com a cabeça inclinada para baixo a fim de limpar a boca, faringe e nariz, de líquido, muco,sangue e restos amnióticos por gravidade.
2) Aspirar vias aéreas com um cateter macio no intuito também de remover o material citado acima.
3) Aquecê-lo e secá-lo. A taxa estimada de perda calórica dorecém-nascido é cerca de 4 vezes a do adulto. Sob condições climáticas da sala de parto, a temperatura do recém-nascido cai a 0,3°C por minuto. Os lactentes a termo podem desenvolver acidosemetabólica, hipoxemia, hipoglicemia e aumento da excreção renal de sal e água quando expostos ao frio.
4) Instilação de gotas de nitrato de prata a 1% (credê) nos olhos do recém-nascido, no intuito deprevenir a infecção gonocócica.
5) Administração de Vitamina K hidrossolúvel 1 mg IM, evitando a doença hemorrágica do recém-nascido.
6) Exame do coto umbilical
7) aferição da temperatura
8) realizaçãode medidas antropométricas
9) avaliação da idade gestacional
10) aleitamento nas primeiras 2h

III- ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO
IntroduÇÃo
Os primeiros minutos da vida de umrecém-nascido são críticos, pois representa um período no qual a criança está sofrendo uma transição abrupta do útero materno para o meio extra-uterino. Ajudar o neonato a fazer essa transição de formabem sucedida é um grande desafio.
Os recém-nascidos têm uma probabilidade muito maior de necessitarem de reanimação do que pacientes em qualquer outra faixa etária. O atendimento à criança deprimidalogo após o nascimento pode afetar diretamente a sua qualidade de vida e ter conseqüências por toda a vida.
Todo recém-nascido tem o direito de receber uma reanimação realizada com alto nível de...