Cuidadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTOS PRINCIPAIS
- As tradicionais rotinas de alongamento realizadas durante o aquecimento, antes do exercício podem aumentar a flexibilidade por um curto período de tempo, mas há poucas evidências científicas de que essas rotinas consigam melhorar o desempenho, diminuir a dor muscular de início tardio ou evitar lesões.
- O alongamento regular, por exemplo, 3-5 dias/ semana, isolado doambiente de exercício pode ser efetivo para aumentar a flexibilidade e desempenho de alguns tipos de exercícios, e isso pode diminuir o risco de lesões, mas é preciso realizar mais estudos para se validar este conceito.
- O alongamento passivo por 15-30s é mais eficiente para aumentar a flexibilidade que o alongamento por períodos mais curtos e é tão eficiente quanto o alongamento por períodos maislongos.
- Aumentar a flexibilidade é importante para atividades como balé, ginástica e natação, mas isso pode diminuir a economia de corrida e pode ser inadequado para o os jogadores de futebol americano e para algumas outras atividades esportivas nas quais a estabilidade das articulações é fundamental.
- O alongamento um pouco antes do exercício pode causar déficit de força temporário.
- Orisco de lesão aos músculos, tendões e ligamentos parece ser menor em atletas que apresentam melhor preparo aeróbico.
- Há algumas evidências de que os tradicionais procedimentos de aquecimento que não incluem o alongamento podem melhorar o desempenho de alguns tipos de exercícios e diminuir o risco de lesões esportivas.
INTRODUÇÃO
Todos os dias, em diferentes locais nos quais se praticaesportes no mundo todo, atletas preparam-se para competir com um ritual familiar de alongar os principais grupos musculares requisitados para aquele esporte. Essas rotinas de pré-exercícios costumam incorporar uma variedade de técnicas de alongamento e exercícios de aquecimento. Textos de medicina esportiva, artigos de periódicos para profissionais de saúde e treinadores, e publicações leigas promovem oalongamento como fundamental para diminuir o risco às lesões.
Com tamanha aceitação do alongamento antes do exercício, poderia presumir-se que fortes evidências científicas corroboram sua eficácia para a prevenção da lesão ou melhora do desempenho. Entretanto, muitas publicações científicas questionam a utilização convencional do alongamento pré-exercício. Este artigo resume resultados derecentes pesquisas sobre alongamento, flexibilidade e aquecimento.
REVISÃO DA PESQUISA
Técnica de Alongamento
Uma grande variedade de tipos de alongamento tem sido propostos. O alongamento ativo ou dinâmico propõe que os atletas individualmente façam a contração de músculos para alongar outros. Sub-tipos de alongamento ativo incluem estático, isométrico e balístico. O alongamento passivo e afacilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) geralmente envolvem um parceiro que ajude na atividade. Independentemente do tipo de alongamento usado, parece que ele é mais eficaz para aumentar a amplitude de movimento quando realizado após o aquecimento muscular realizado por exercícios preliminares ou aquecimento passivo, como por exemplo, com bolsas quentes ou ultrasom (Knight e col., 2001).Alongamento estático. O alongamento estático é feito de maneira lenta e sustentada, ou seja, os atletas devem mantê-lo por 15-60s. Um exemplo é o alongamento dos músculos isquiotibiais e das costas fazendo um lento movimento para frente, para tocar e segurar os tornozelos e os pés na posição sentado fazendo uma flexão para frente. O alongamento estático é usado pela maioria dos atletas e é incluído emmuitos treinos antes das competições.
Alongamento isométrico. Atletas que fazem o alongamento isométrico (uma forma de alongamento estático) tentam contrair o músculo enquanto fazem esforço contra uma resistência fixa. No exemplo do alongamento estático apresentado no parágrafo anterior, se o atleta fosse contrair os músculos isquiobitiais enquanto mantivesse o alongamento, algumas das fibras...
tracking img